Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Melhoria Contínua

CCQ: Círculos de Controle da Qualidade

13 min de leitura
CCQ: Círculos de Controle da Qualidade
JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é o CCQ (Círculos de Controle da Qualidade)

Os Círculos de Controle da Qualidade (CCQ’s) são pequenos grupos de funcionários treinados nas ferramentas da qualidade e que tem como objetivo estudar e resolver problemas e desenvolver projetos de melhoria nas empresas. Também conhecido como círculos da qualidade esta prática, que surgiu no Japão 1962, chegou ao Brasil na década de 1970 e se espalhou por diversas empresas.

Os grupos envolvem normalmente de 3 a 7 pessoas, tendo papéis definidos e um roteiro para seguir no desenvolvimento dos projetos. Eles combinam a criatividade com o rigor do uso de uma metodologia de resolução de problemas e de ferramentas da qualidade.

Os círculos de qualidade têm se mostrado uma forma eficaz de estimular a melhoria contínua em quase qualquer tipo de ambiente de trabalho. Existem até estudos empíricos realizados que mostram que, quando implementados corretamente, os círculos de controle de qualidade permitem que mais trabalho seja feito com menos pessoas do que em empresas que não usam esta prática.

Cada empresa tem suas regras sobre como a autonomia dos grupos e como as mudanças serão implementada. Por exemplo, em algumas empresas ajustes mais simples na forma como o trabalho é realizado podem ser implantadas apenas com o consenso do grupo de CCQ, mas problemas que demandam soluções maiores provavelmente demandarão o envolvimento da liderança e de equipes de suporte e gestão da empresa.

Baixe sua cópia grátis do nosso novo ebook.

Ebooks

Meu 1º Projeto de Melhoria: As 8 etapas da Toyota para Resolver Problemas

História dos Círculos de Controle da Qualidade (CCQ)

Os círculos de qualidade (CCQ) começaram na década de 1950 com o conceito pioneiro de W. Edwards Deming . A Toyota gostou da ideia e começou a usá-la de várias maneiras em suas instalações de manufatura e em outras áreas. Na sequência empresas em todo o mundo começaram a implementar essa estratégia e, em 1978, havia mais de um milhão de CCQ operando com dez milhões de trabalhadores envolvidos somente no Japão.

O CCQ no Brasil

No Brasil, organizações como Johnson & Johnson, Volkswagen e Embraer começaram a utilizar os Círculos de Controle da Qualidade em 1971.

Na década de 80, houve um impulso muito grande de participação de empresas no CCQ, inclusive com a visita ao Brasil do Sr. Kaoru Ishikawa para incentivar o CCQ aqui no Brasil.

Entretanto, somente com a popularização do conceito de Controle Total de Qualidade (TQC), em 1990, os CCQs foram realmente consolidados nas rotinas das empresas brasileiras.

O conceito de círculos de qualidade vem se expandindo no Brasil. Todos os anos várias empresas começam a perceber como os círculos de qualidade podem ser muito eficazes, especialmente quando combinados com outras metodologias como Lean, Seis Sigma e outras.

Todos os anos a União Brasileira da Qualidade (UBQ) realiza o Grande Encontro, onde os trabalhos de grupos de CCQ são apresentados e concorrem a prêmio de destaque do ano. Nos dias 21 e 22 de outubro ocorreu O Grande Encontro Equipes de Alta Performance 2020, num cenário virtual por conta do contexto da pandemia.

Todos os anos a União Brasileira da Qualidade (UBQ) realiza o Grande Encontro, onde os trabalhos de grupos de CCQ são apresentados e concorrem a prêmio de destaque do ano. Nos dias 21 e 22 de outubro ocorreu O Grande Encontro Equipes de Alta Performance 2020, num cenário virtual por conta do contexto da pandemia.
Grande Encontro da UBQ: vitrine para os grupos de CCQ do Brasil apresentarem seus projetos de melhoria, trocarem experiências e concorrerem ao premio de destaque.

Em 2020 participaram 38 equipes apresentando projetos diversos de organizações tais como Aperam, Anglo American, Baterias Moura, Claro, BH Airport, Cemig, CBMM, CNH Industrial, CSN Mineração, CMOC Mineração, Décio Freire Advogados, Gerdau Aços Longos, Soluções USIMINAS, Vale, VLI, Volvo, RHI Magnesita, Remo Engenharia, S Riko Automotive, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Pif Paf Alimentos.

Destaques do grande encontro 2020 na categoria CCQ

  • 1º LUGAR: VLI
    • Projeto: Automação do Processo de Retirada da Mesa do Macaco de Giro
    • Para definir o plano de ação, a equipe usou a técnica dos 5 porquês para identificar as causas raízes. Com a ferramenta “5W2H”, o plano de ação foi estruturado e implementado, reduzindo o risco da atividade de 128 para 40 pontos no primeiro ciclo do PDCA implementado, de 40 para 4 pontos no segundo ciclo.
    • Além disso, a equipe gerou uma economia de R$307.000 com o projeto, além de permitir condições adequadas para a a inclusão social no setor, já que a utilização do novo maquinário tem acessibilidade para pessoas com deficiência.
  • 2º LUGAR: PIF PAF
    • Projeto: Consciência no Processo, Ganhos e Sucesso
    • Utilizando ferramentas como brainstorming, matriz GUT, gráfico de pareto e análise de dados, a equipe identificou as causas raízes do problema e propôs ações corretivas por meio de um plano de ação.
    • As melhorias adotadas evitaram um custo de aproximadamente R$43.000 no ano de 2020, além da redução de impactos ambientais com a menor quantidade de resíduos gerados, maior engajamento da equipe e redução do risco de acidentes no processo.
  • 3º LUGAR: GERDAU AÇOS LONGOS
    • Projeto: Alto Consumo de Injetores Supersônicos no Forno EOF
    • Para solucionar este problema, uma equipe utilizou metodologias da Qualidade como Diagrama de Causa e Efeito e Análise de hipóteses que levaram a identificação das causas raízes do problema.
    • A partir de então, foi elaborado um plano de ação e as soluções aplicadas promoveram a diminuição dos vazamentos no processo de 15 para 1, aumentaram a segurança da atividade produtiva e proporcionaram um ganho anual de mais de R$ 853.000.

Benefícios da implantação do CCQ (Círculos de Controle da Qualidade)

A seguir estão alguns exemplos de como a implantação do CCQ pode beneficiar as empresas, times e indivíduos que se envolvem com ele:

  • Identificando problemas – os funcionários geralmente tem conhecimento de muitos problemas, mas presumem que outra pessoa provavelmente está trabalhando para corrigi-los. Quando um círculo de qualidade se reúne eles podem discutir estes problemas e assumir a responsabilidade por resolvê-los.
  • Colaborando com as soluções – nos círculos de qualidade são os próprios funcionários que trabalham para encontrar soluções para os problemas. Aqueles que precisam lidar com os problemas são normalmente as melhores pessoas para resolvê-los. E como eles também estão trabalhando no problema haverá muito menos resistência à solução proposta.
  • Discussão das melhores práticas – Em muitos locais de trabalho há vários turnos (ou turmas) que fazem o mesmo trabalho ou um trabalho semelhante. Ao reunir os colaboradores de turnos (ou turmas) diferentes em um grupos de CCQ é possível identificar qual turno está funcionando com mais eficiência e usar isso para criar as melhores práticas que podem ser seguidas em todos os turnos.
  • Brainstorming de ideias – quando um círculo se encontra todos estarão familiarizados com a situação para que possam trocar ideias uns com os outros com mais facilidade. O brainstorming de ideias é uma forma muito eficaz de chegar à melhor solução possível para um problema.
  • Solução de problemas simplificada – se a gerência ou outro grupo externo tentar encontrar soluções para um problema conhecido demorará muito mais para aprender como as coisas são feitas e como um problema pode ser resolvido. Quem tem experiência na área não vai perder tempo aprendendo sobre o problema antes de propor soluções.

Método de Solução de Problemas (MASP) usado pelos grupos de CCQ

A maioria dos círculos de qualidade trabalha seguindo o método MASP (método de solução de problemas), que é baseado no Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir) de melhoria contínua.

Clique aqui para conferir nosso artigo sobre o método MASP.

A maioria dos círculos de qualidade trabalha seguindo o método MASP (método de solução de problemas), que é baseado no Ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir) de melhoria contínua.
8 etapas do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) que é baseado no PDCA e utilizado pela maior parte dos grupos de CCQ. Saiba mais aqui.

Seguir este método não só torna mais fácil identificar soluções potenciais e implementá-las, mas também estabelece um fluxo para passar de uma melhoria de processo para a próxima. Isso é importante porque esse tipo de reunião de grupo é agendada para acontecer regularmente, com novos problemas sendo identificados e resolvidos regularmente.

Ferramentas usadas pelos grupos de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade)

Um grupo de CCQ pode usar qualquer tipo de ferramenta que deseje para ajudar a melhorar suas funções. Alguns desses círculos são mais casuais e apenas falam sobre diferentes questões de seus trabalhos e propõem soluções. Nesse tipo de situação, um simples bloco de notas pode ser suficiente. Embora possa ser um bom lugar para iniciar um círculo de controle de qualidade, é melhor se eles evoluírem para algo mais formal, onde problemas mais detalhados possam ser resolvidos.

Quando isso acontece, algumas das seguintes ferramentas de melhoria de qualidade são frequentemente incorporadas para ajudar a descobrir as causas raiz dos problemas e como corrigi-los.

As 7 ferramentas da qualidade são usadas juntamente com outros métodos tais como PDCA, MASP, QC Story, DMAIC,... para a resolução de problemas e a melhoria contínua.
As ferramentas da qualidade são usadas pelos grupos de CCQ dentro do método PDCA MASP (QC Story) para para a resolução de problemas e a melhoria contínua.

Existem muitas outras ferramentas potenciais que um grupo de CCQ pode usar, dependendo dos problemas específicos que está tentando superar. Quando equipado com as ferramentas certas, um círculo de qualidade é capaz de identificar problemas de forma mais eficiente e propor soluções, que é o objetivo principal desses grupos.

Medindo o sucesso dos CCQ (Círculos de Controle da Qualidade)

É importante que os círculos de qualidade coletem dados e avaliem seu sucesso para garantir que as coisas estejam realmente tendo um impacto positivo no local de trabalho. Quando grupos de pessoas de um departamento se reúnem e propõem soluções para problemas, pode ser tentador tentar chegar a um acordo sobre como algo deve ser feito e implementá-lo imediatamente.

Isso pode abrir a possibilidade de ter muitos problemas, mas mesmo quando se torna uma boa solução, é difícil saber por que foi eficaz, a menos que também coletem dados. Antes de uma solução ser implementada, o grupo deve reunir dados sobre como as coisas estão operando atualmente, para que possam ser usados ​​como uma linha de base para comparação.

Ao ter todas as informações disponíveis antes que as alterações sejam feitas, o círculo da qualidade será capaz de mostrar exatamente o quanto de melhoria gerou. Esses dados poderão ser usados ​​para justificativas futuras de planos de melhoria de processo e para ajudar a garantir que a empresa continue a apoiar o conceito de círculos de qualidade operando dentro da instalação. Pode parecer que leva mais tempo para reunir esses dados no início, mas o esforço valerá a pena.

Baixe sua cópia grátis do nosso novo ebook.

Ebooks

Meu 1º Projeto de Melhoria: As 8 etapas da Toyota para Resolver Problemas

Implementando o CCQ (Círculos de Controle da Qualidade)

Ao implementar o CCQ, é importante fornecer alguma orientação aos grupos para começar. As empresas que simplesmente pedem que diferentes departamentos se reúnam uma vez por mês para discutir como as coisas podem ser melhoradas, muitas vezes descobrirão que as reuniões são improdutivas e acabam se tornando uma perda de tempo.

Uma empresa geralmente terá uma pessoa que se tornou um especialista em círculos da qualidade e em como eles trabalham participando de reuniões com cada círculo pelas primeiras vezes. Isso pode fornecer alguma orientação sobre como as coisas devem ser feitas e eles podem responder a quaisquer perguntas que os participantes tenham. É importante garantir que o especialista não tente assumir o grupo de CCQ, ou que o círculo se torne excessivamente dependente deles, já que isso deve ser apenas temporário para colocar as coisas em funcionamento.

Os círculos de qualidade devem ser medidos com base em seu sucesso em melhorar a produtividade de seu departamento, eliminando desperdícios e, de outra forma, beneficiando a empresa. Se os círculos de qualidade se tornarem improdutivos, o especialista nesta área pode ser trazido de volta para fornecer orientação adicional ao grupo.

TAGS:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 Replies to “CCQ: Círculos de Controle da Qualidade”

Walysson

Muito bom ,gostei do conteúdo do artigo, com certeza vai me ajudar no meu trabalho onde lido diretamente com reclamações do nosso cliente.

ALECI mENDONÇA Barros

EXCELENTE
De facil comprensao

Pedro Mora

Eu já participei do ccq em 1981 numa fábrica de papel em pindamonhangaba e gostei muito!!!

Zimmer

Que ótima experiência Pedro! Parabéns! Obrigado por comentar!