Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Projetos

Compare os 10 melhores softwares de gestão de projetos de 2022

Compare os 10 melhores softwares de gestão de projetos de 2022
JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pode ser difícil escolher a melhor opção que funcione para você entre tantos softwares de gestão de projetos disponíveis no mercado atualmente. Mas antes de escolher aleatoriamente uma ferramenta de gerenciamento de projeto por falta de tempo para pesquisar considere nossa lista com os dez principais softwares de gestão de projeto. Lembre-se de que o melhor para você dependerá das necessidades e recursos específicos da sua empresa.

Embora existam muitas opções para tornar seu trabalho mais fácil neste mundo digital a taxa de uso de software de gestão de projetos ainda é baixa. De acordo com a pesquisa da Wellingtone apenas 22% das organizações usam uma solução de gestão de projetos para concluir seus projetos.

Neste guia dos melhores softwares você verá como essas ferramentas de gerenciamento de projetos funcionam, as principais considerações que as empresas devem ter em mente ao avaliar uma solução e nossa recomendação das melhores opções disponíveis, com seus prós, contras e custo. A maior parte dos softwares listados têm uma versão gratuita que permite que você os experimente de alguma forma.

O que é um software de gestão de projetos?

O software de gestão de projetos é usado por gerentes de projetos e partes interessadas para planejar projetos, acompanhar o seu progresso e desenvolvimento e garantir a conclusão das principais tarefas, desde o início até a conclusão do projeto. Eles podem usar esses aplicativos para gerenciar vários aspectos de um projeto – desde o rastreamento de tarefas, bem como a otimização de pessoas e recursos, até o compartilhamento de documentos importantes do projeto.

Tipos de softwares de gerenciamento de projetos

O objetivo geral do software de gerenciamento de projetos é melhorar a comunicação, a transparência e a colaboração da equipe, permitindo total visibilidade dos processos, tarefas e fluxo de trabalho.

No entanto alguns aplicativos de gerenciamento de projetos são projetados com equipes específicas em mente, como algumas ferramentas específicas para desenvolvedores de software. Outros atendem a uma gama mais diversificada de trabalhadores e necessidades.

Abaixo estão os diferentes tipos de softwares de gestão de projetos e o que você pode esperar destas ferramentas:

  • Software para gerenciamento de tarefas: são ferramentas básicas para empresas que buscam eliminar processos manuais, como o uso de planilhas para acompanhar o andamento do projeto. O software ajuda os gerentes de projeto a agendar as tarefas para os membros da equipe e a rastrear o progresso em painéis visuais. Os colaboradores podem priorizar tarefas através de códigos de cores ou rótulos, bem como configurar notificações automatizadas e lembretes de datas de vencimento.
  • Software para colaboração no projeto: adequado para equipes que desejam melhorar a comunicação entre os membros do projeto. Estas soluções oferecem um gerenciamento básico de tarefas com foco específico nos recursos de colaboração para ajudar os funcionários a se conectarem rapidamente. As funcionalidades incluem painéis de atividades da equipe, compartilhamento de documentos, bate-papo em tempo real e chamadas de voz / vídeo.
  • Software de gerenciamento ágil de projetos: projetado inicialmente para ajudar equipes técnicas como desenvolvedores de software a gerenciar projetos, hoje várias equipes e empresas utilizam abordagens de gerenciamento de projetos ágeis, como por exemplo pequenas equipes (com menos de 10 membros) de áreas tais como o marketing e o desenvolvimento de produto. Junto com gerenciamento de tarefas e recursos de colaboração, estes softwares normalmente oferecem painéis kanban para visualização de progresso e relatórios avançados, como métricas de velocidade de sprint e gráficos de burndown.
  • Software de gerenciamento de portfólio de projetos: conforme as pequenas organizações crescem elas precisam deste tipo de software. Ele oferece funcionalidades avançadas como gerenciamento do ciclo de vida do projeto, gerenciamento de riscos e gerenciamento de recursos. Um software de gerenciamento de portfólio de projetos completo ajuda as empresas a priorizar projetos, avaliar riscos potenciais e atribuir os funcionários certos aos projetos.

Pergunta-chave para fazer ao potencial fornecedor de software antes de comprar: Quais funcionalidades diferenciam o seu software de gerenciamento de projetos dos seus concorrentes?

A grande maioria dos softwares de gestão de projetos abrange tanto abordagens ágeis quanto projetos preditivos, mas há alguns que se tornaram mais especializados e/ou reconhecidos em apenas uma abordagem, como o Jira para o Ágil e o Microsoft Project e Oracle Primavera para abordagens preditivas.
A grande maioria dos softwares de gestão de projetos abrange tanto abordagens ágeis quanto projetos preditivos, mas há alguns que se tornaram mais especializados e/ou reconhecidos em apenas uma abordagem, como o Jira para o Ágil e o Microsoft Project e Oracle Primavera para abordagens preditivas.

Opções de implantação para um software de gerenciamento de projetos

Os aplicativos de gerenciamento de projetos podem rodar a partir de uma instalação local ou serem baseadas na nuvem. A escolha da opção de implantação certa requer que você considere fatores como custos de software e a experiência de sua equipe de Tecnologia da Informação (TI).

Hoje a maior parte dos softwares é ofertada através de uma implantação baseada em nuvem que é cobrada como serviço (conhecida no mercado pelas sigla em inglês SaaS). Essas ferramentas normalmente vêm com custos iniciais mais baixos, tempo de implementação mais rápido e atualizações automáticas; elas também suportam melhor o uso remoto, escalam com mais facilidade e minimizam a necessidade de equipe de TI e imóveis para servidores. Em termos mais resumidos aqui estão as principais diferenças entre as duas opções de implantações:

Software como serviço (baseado na nuvem)

  • Opera e está hospedado nos servidores do fornecedor;
  • O preço é baseado em assinatura por mês, por ano ou por usuário;
  • O fornecedor normalmente cuida do backup de dados, segurança e atualizações de recursos.

Instalação local

  • O cliente é que instala e hospeda o aplicativo no seu computador e/ou nos seus próprios servidores (quando são muitos usuários);
  • O preço é uma taxa de licença inicial para um único usuário ou grupo de usuários;
  • Você é responsável pelo armazenamento de dados, incluindo o backup de dados e a segurança, além manutenção do software.

As pequenas empresas geralmente preferem soluções baseadas em nuvem em vez de soluções locais, pois a primeira é mais barata no curto prazo. Isso também os livra do trabalho de fazer backup dos dados e manter o software por conta própria.

Perguntas-chave a serem feitas ao seu potencial fornecedor de software antes de comprar:

  • (Fornecedor de SaaS) Vocês oferecem sincronização automática de dados “offline” para aplicativos móveis?
  • (Fornecedor local) Você tem planos de substituir seu software local por soluções baseadas em nuvem?

Recursos dos softwares de gestão de projetos

Uma função comum na gestão de projetos é o gerenciamento de tarefas, que incluir definir e atribuir tarefas, acompanhar prazos e sprints de tempo. Algumas ferramentas também facilitam a comunicação com a ajuda de notificações automatizadas, compartilhamento de documentos e a capacidade de deixar anotações.

É importante examinar cuidadosamente os recursos para ver se eles atendem aos seus desafios e necessidades específicas. Por exemplo, uma equipe com funções bem definidas precisaria de uma solução que pudesse atribuir permissões de usuário específicas em vários estágios do ciclo de vida do projeto.

Vejamos os principais recursos das soluções de gerenciamento de projetos em detalhes:

  • Gerenciamento de tarefas: ajuda a planejar tarefas, definir prioridades e rastrear o progresso em cada estágio do projeto. Permite aos usuários criar e atribuir tarefas, configurar tarefas recorrentes e visualizar tarefas em um calendário.
  • Colaboração: permite que funcionários, clientes e fornecedores compartilhem e colaborem em documentos do projeto por meio de espaços de trabalho online compartilhados. Eles também podem se comunicar por meio de vários canais como e-mail, bate-papo e videochamada.
  • Gerenciamento de documentos: facilita o compartilhamento centralizado de documentos, vídeos e imagens relacionados ao projeto. Permite que as partes interessadas do projeto revisem, sejam coautoras ou revisem arquivos do projeto.
  • Planejamento de projeto: ajuda os gerentes de projeto a definir tarefas individuais, alocação de recursos, cronogramas e prazos usando ferramentas visuais de planejamento de projeto como gráficos de Gantt.
  • Relatórios: permite que os usuários vejam o progresso e o status do projeto rapidamente. Eles também podem ver os próximos prazos, tarefas concluídas, marcos alcançados, cargas de trabalho da equipe e utilização do orçamento.

Além desses recursos básicos as soluções de gestão de projeto oferecem recursos que ajudam os gerentes de projeto a personalizar a ferramenta de acordo com seus requisitos de negócios. Aqui estão dois recursos que as empresas devem procurar ao avaliar uma ferramenta de gerenciamento de projetos:

  • Permissões e segurança: permite que os usuários definam o acesso personalizado a todos os dados relacionados ao projeto. Ele também mantém as informações seguras.
  • Controle financeiro do projeto: encarrega-se das finanças do projeto e oferece ferramentas para rastrear orçamentos, faturamento e despesas.

Pergunta-chave para fazer ao seu potencial fornecedor antes de comprar: Como as principais funcionalidades da sua solução de gestão de projetos podem me ajudar a alcançar os objetivos e metas do meu negócio e dos projetos?

Infográfico sobre Gestão de Projetos.
Infográfico – Acesse nosso Guia completo aqui sobre Gestão de Projetos aqui.

Baixe aqui seu ebook gratuitamente

Ebooks

Meu 1º Projeto de Melhoria: As 8 etapas da Toyota para Resolver Problemas

Integrações importantes para os softwares de gestão de projeto

Ao selecionar um software de gestão de projeto certifique-se de que ele se integre perfeitamente com qualquer software que você usa atualmente. Felizmente a maioria das ferramentas se integra com outro software baseado em nuvem economizando seu tempo e permitindo que você compartilhe facilmente dados entre aplicativos.

Aqui estão algumas integrações importantes que você pode precisar com sua solução de gerenciamento de projetos:

  • Integração de e-mail:  Oferece suporte ao processamento de tarefas por e-mail. Isso inclui a capacidade de criar tarefas, editar detalhes, atribuir e reprogramar tarefas, deixar comentários e anexar documentos.
  • Gerenciamento de ideias: ajuda a equipe a colaborar e desenvolver ideias de projetos. As funcionalidades incluem ferramentas de mapeamento mental, compartilhamento de documentos e fluxos para a gestão de ideias.
  • Rastreamento de bugs: separa o rastreamento de bugs de software das tarefas em um projeto. Isso inclui fluxos de trabalho personalizados, controle de tempo, gerenciamento de ordens de atendimento (tíquetes) e relatórios.
  • Finanças e Contabilidade: permite que a empresa gerencie o controle econômico-financeiro do projeto. As funcionalidades incluem administração financeira geral, controle de tempo para relatórios de horas faturáveis, geração de faturas e relatórios de custos do projeto.

Pergunta-chave para fazer ao seu potencial fornecedor antes de comprar: Quantas integrações de terceiros você oferece e quantas mais irá adicionar nos próximos anos?

Os 10 melhores softwares de gestão de projetos

Nas linhas abaixo você encontrará nossa seleção de melhores softwares para gestão de projetos, organizados pelas aplicações mais comuns deles. Para chegar essa relação fizemos uma extensa pesquisa que incluiu diversos relatórios e pesquisas globais, blogs especializados e feedback de usuários nos principais sites de recomendação de aplicativos e softwares do mundo. No final do artigo você encontra todas as fontes que usamos para montar essa lista.

  1. ClickUp – O melhor software de gestão de projetos na categoria geral
  2. Monday – Vice-campeão na categoria geral
  3. Trello – Melhor para iniciantes e para projetos pessoais
  4. Asana – Melhor para colaboração em projetos com equipes
  5. Jira Software – Melhor para projetos ágeis e para rastreamento de bugs / problemas de TI
  6. Microsoft Project – Melhor para projetos grandes com muitos recursos
  7. Oracle Primavera – Melhor para projetos de engenharia e construção altamente complexos
  8. Wrike – Melhor para projetos de marketing
  9. Airtable – Melhor para gerenciamento de portfólio de projetos
  10. Planview ProjectPlace – Melhor para controle de tempo:

Uma das fontes para montar nosso guia foi a avaliação de sites especializados em comparação de softwares e aplicativos. Essa figura ilustra os melhores aplicativos de gestão de projetos segundo o site de comparações Getapp, que compara mais de 600 aplicativos na categoria Gestão de Projetos.

1. ClickUp: O melhor software de gestão de projetos para a maioria dos casos

ClickUp – o melhor software de gestão de projetos na categoria geral

ClickUp é um software muito completo e versátil. Ele é altamente personalizável, com uma ampla variedade de opções para visualizar o projeto e uma grande biblioteca com recursos de treinamento. Muito bem avaliado nos sites de comparações (nos mais relevantes ele empata na liderança com a mesma nota do 2º colocado) de aplicativos o ClickUp é usado por mais de 800.000 equipes, de pequenas empresas até grandes e famosas como Google, Bookin.com, Airbnb e IBM. Por esse conjunto de características que o ClickUp é o melhor software de gerenciamento de projeto para a maioria dos usuários. 

O aplicativo ClickUp é uma das ferramentas de gerenciamento de projeto mais bem avaliadas da atualidade. 
Use documentos, lembretes, metas, calendários, bate-papo, agendamento, faça comentários, personalize suas visualizações e muito mais com esta ferramenta multifuncional de gerenciamento de projetos.
O aplicativo ClickUp é uma das ferramentas de gerenciamento de projeto mais bem avaliadas da atualidade, apesar de ser relativamente novo quando comparado a outros desta lista. Use documentos, lembretes, metas, calendários, bate-papo, agendamento, faça comentários, personalize suas visualizações e muito mais com esta ferramenta multifuncional de gerenciamento de projetos.

Os recursos de gerenciamento de tarefas incluem listas de verificação de tarefas, subtarefas e modelos de tarefas, bem como a capacidade de filtrar, classificar, pesquisar, reordenar facilmente e visualizar tarefas da maneira mais conveniente para a equipe. Os usuários também podem criar metas para a organização e atribuir projetos e tarefas a elas, bem como criar gráficos de Gantt, calendários e cronogramas para visualizar tarefas.

  • Plataformas disponíveis: Web, Android, iOS, macOS, Windows, Chrome, Amazon Fire, Amazon Alexa, Google Assistant, Notepad, Gmail, Outlook.
  • Integrações: o ClickUp oferece integrações nativas com Slack, G Suite, Dropbox e muitas outras ferramentas, bem como mais de 1.000 integrações por meio do Zapier.

Visualização do projeto no formato Quadro Kanban no ClickUp, formato muito usado em abordagens ágeis de gerenciamento de projetos.

Prós

  • Múltiplas visualizações (Lista, Agenda, Quadro Kanban, Gantt, Wiki e Visualização de Documento …): As visualizações de quadro, lista, tabela, calendário, Gantt ou caixa com código de cores ajudam sua equipe a navegar intuitivamente em todas as etapas do projeto, do início ao encerramento. Sua equipe trabalha melhor com listas de tarefas ou planilhas? Ou com quadros kanban? Ela precisa prestar mais atenção ao gerenciamento de recursos com o uso calendários visuais (do tipo gráfico Gannt) ou com lembretes? ClickUp permite facilmente que você cuide de tudo isso com projetos que você pode criar do zero ou fazendo uso de modelos e templates que você pode adaptar a sua necessidade.  
  • O plano Gratuito (Free forever em inglês) permite membros e tarefas ilimitadas para sempre: Esta é minha parte favorita sobre o ClickUp; ele tem uma versão gratuita que dura para sempre (não é apenas por 14 ou 30 dias como a grande parte dos demais aplicativos). Você terá acesso a 100 MB de armazenamento junto com um número ilimitado de tarefas, o que é ótimo se você trabalhar como autônomo ou quiser usar para usos pessoais e, melhor ainda se você for um gerente de projeto que quer testar o software primeiro antes de passar para toda equipe. A partir daí o nível ilimitado do ClickUp começa com apenas US$5 por usuário por mês (num contrato anual, ou US$9 por mês num contrato mensal). Veja outras opções na sessão de planos abaixo.
  • Armazenamento ilimitado de arquivos em todas os planos pagos.
  • ClickApps: ClickApps são widgets programáveis ​​que permitem que você personalize completamente a interface de sua equipe em cada espaço de trabalho.
  • Estimativas de tempo: o Time Estimates é um ClickApp que usa aprendizado de máquina (learning machine) para gerar estimativas e prazos realistas para suas atividades.
Ampla gama de relatórios que permite que você avalie a distribuição das tarefas entre os membros da equipe e equilibre a carga de trabalho.

Contras

  • Pode ser difícil no início: um software tão robusto pode parecer um pouco assustador para começar a usar. É certo que ele demanda mais aprendizado inicial do que outras ferramentas de gerenciamento de projeto mais simples. Mas isso não significa que não vale a pena o integrar em seu fluxo de trabalho se você sabe que precisa da versatilidade que ele oferece. ClickUp sabe disso e é por isso que oferece uma seção de aprendizagem inteira, onde sua equipe pode acessar guias de integração, demos, coaching individual, webinars e muitos artigos de suporte. 
  • Somente disponível em inglês: Atualmente ele não está disponível em português. Se isso for um problema para você sugiro olhar o próximo software da nossa lista, tão bem avaliado pelos usuários e especialistas, mas com pequenas diferenças em relação ao ClickUp.
  • As permissões de convidados somente leitura são limitadas a planos pagos.
  • O pacote de relatórios é limitado apenas para planos pagos.

Planos

  • Free forever (ideal para uso pessoal) – Grátis para sempre, com um conjunto menor de funções disponíveis.
  • Ilimitado (ideal para equipes pequenas) – US$5 por membro por mês.
  • Business (ideal para equipes médias)- US$9 por membro por mês.
  • Business plus (ideal para múltiplas equipes) – US$19 por membro por mês.
  • Empresarial (ideal para grandes equipes)- Negociação através de contato com a área de vendas.

Site: www.clickup.com

2º Monday.com: Vice-campeão na categoria geral

Monday – Vice-campeão na categoria geral de software para gerenciar projetos

monday.com é um aplicativo popular de gerenciamento de projetos, comunicação e colaboração para equipes. É visualmente atraente e fácil de usar e, é por isso, que muitas empresas famosas como Coca-Cola, Uber, Unilever, Nubank, IFood e Magalu escolhem monday.com como sua ferramenta de gerenciamento de projeto preferida para planejar, organizar e gerenciar todo o trabalho de sua equipe em um só lugar.

Monday.com é uma solução de colaboração online que ajuda as equipes a planejar e executar iniciativas complexas dentro do prazo.

Ele fornece um ambiente colaborativo para as organizações criarem uma base de conhecimento, se comunicarem, compartilharem imagens, designs e arquivos. Você pode acessar seus painéis ilimitados e uma linha do tempo integrada para rastrear o progresso e colaborar de forma eficaz enquanto simplifica as tarefas recorrentes em todos os painéis.

Os recursos do monday.com para gerenciamento de projetos incluem recursos e gerenciamento de projetos, controle de tempo, colaboração e relatórios. Por exemplo, os usuários podem fazer upload e anexar arquivos a cartões, fazer comentários, mencionar colegas de equipe e muito mais. Ele também oferece um ótimo painel de relatórios do projeto que pode coletar dados de vários painéis permitindo melhor controle do progresso. E embora o monday.com não ofereça um conjunto completo de ferramentas para o controle financeiro e faturamento dos projetos como outras ferramentas você pode usá-lo para rastrear horas, prazos e faturas.

No geral é uma ferramenta altamente personalizável que permite trabalhar em qualquer metodologia de gestão de projetos que se adapte ao seu projeto e equipe. Você também encontrará algumas ferramentas de fluxo de trabalho úteis para automatizar partes do seu processo. 

  • Plataformas: Web, Android, iOS, macOS, Windows.
  • Integrações: incluem aplicativos de gerenciamento de projeto como Slack, Google Drive, Gmail, Google Calendar, Jira, GitHub, Trello, Dropbox, Typeform e muitos mais acessíveis via Zapier.

Prós

  • Grande foco na colaboração: reúna ideias por meio de formulários, recurso este que ajuda a agilizar o processo de coleta de ideias, sugestões ou solicitações em um único quadro. Assim que uma nova ideia for adicionada por meio do formulário ela será automaticamente adicionada ao fluxo de trabalho do projeto.
  • Fácil personalização: é rápido e intuitivo para personalizar um fluxo de trabalho, quadro Kanban ou o código de cores.
  • Longa lista de integrações com suporte.
  • Disponível em português.
  • Adicionar colunas extras: para cada tarefa ou grupo de tarefas você pode adicionar várias colunas, contendo detalhes como a quem a tarefa foi atribuída, seu status e datas de vencimento, bem como informações mais glandulares, como números de telefone, endereços de e-mail, um mapa ou um relógio mundial.
  • Adicionar ou remover fins de semana: agora você pode configurar sua linha do tempo para exibir ou não fins de semana. Se você trabalha apenas nos dias de semana esta funcionalidade torna mais fácil rastrear as datas reais e a duração do seu trabalho.
monday.com oferece uma interface visualmente clara e intuitiva para ajudá-lo a ver os dados importantes do seu projeto em um piscar de olhos.

Contras

  • Pode ser muito robusto para equipes pequenas.
  • Planos de preços mais baratos podem ser muito limitados em funcionalidade para grandes empresas.
  • Gráficos de Gantt bloqueados para os planos mais simples.

Planos

  • Individual (plano gratuito) – por tempo ilimitado e para até 2 usuários.
  • Plano Básico – começam em R$35 por usuário por mês (no contrato anual), com um mínimo de 3 licenças. 
  • Plano Padrão – começando em R$45 por usuário por mês (no contrato anual) , com um mínimo de 3 licenças.
  • Plano Profissional – começando em R$75 por usuário por mês (no contrato anual) , com um mínimo de 3 licenças.
  • Plano Corporativo – negociação através de contato com a área de vendas.

Site: www.monday.com

3. Trello: Melhor para iniciantes e para projetos pessoais

Trello – Melhor aplicativo para iniciantes e para projetos pessoais

Você já pensou como seria interessante se houvesse uma maneira mais fácil de planejar suas férias ou aquela festa com sua família ou amigos ? Ou acompanhar as decisões importantes enquanto reforma seu banheiro? Ou se fosse possível organizar, consultar e atualizar sua lista de tarefas diárias facilmente? O Trello te permite fazer tudo isso de maneira visual e rápida e muito mais! 

As ferramentas de gerenciamento de projetos não foram feitas apenas para o escritório, mas também são uma ótima maneira de ajudar a organizar e controlar sua vida pessoal. As ferramentas de gerenciamento de projetos pessoais podem ajudá-lo a acompanhar o progresso de projetos maiores, visualizar prazos e manter suas tarefas diárias organizadas. Eles também incluem recursos de comunicação e colaboração que economizam tempo. E não faltam ferramentas gratuitas ou ‘freemium’ para ajudá-lo a se manter organizado.

Trello é uma das ferramentas mais populares para gerenciamento de projetos pessoais.

De acordo com várias listas de recomendação e relatórios o Trello é uma das ferramentas mais populares para gerenciamento de projetos pessoais.   

O Trello foi projetado para ser simples de usar e para facilitar a visualização do andamento do projeto usando seus quadros kanban. E sua interface é altamente visual e bem ordenada, tornando-o fácil de aprender e usar. Além disso, o Trello oferece uma versão gratuita para um número limitado de usuários. 

  • Plataformas: Web, Android, iOS, macOS, Windows
  • Integrações: mais de 100 integrações com outras ferramentas importantes como Google Drive, Slack, Jira e muito mais.

Prós

  • Muito fácil de aprender e usar: o Trello permite que os membros da equipe editem listas de tarefas usando um mecanismo de arrastar e soltar que é simples de usar e muito intuitivo.
  • Gestão visual: ao abrir o Quadro do projeto todas as informações estão disponíveis bem na sua frente, desde a data de vencimento até os comentários da equipe.
  • Power-Ups: Os melhores Trello Power-Ups ajudam você a adicionar novas funcionalidades ao seu Trello conforme sua necessidade. Como o nome já diz potencialize seus Quadros com recursos adicionais de automação, sincronização de dados, design e muito mais.
  • Cadastro rápido de cartões e itens da sua lista de verificação: você pode adicionar vários cartões ou itens em uma lista de verificação de uma só vez. Copie e cole de uma coluna ou lista da planilha para criar um cartão ou lista de verificação para cada linha da sua lista.
  • Disponível em português.
  • Campos personalizados: o recurso de campos personalizados do Trello fornece caixas de entrada adicionais para que você possa adicionar mais estrutura e contexto a um cartão Trello, como informações de contato, atualizações de status e datas de vencimento adicionais. Você pode formatá-los como lista suspensa de opções, campos de texto, caixas de seleção ou datas do calendário.
O Trello é diferente dos outros softwares de gerenciamento de projetos por ser uma ferramenta kanban online. Isso significa que ele visualiza um projeto inteiro em apenas uma única visualização. O Trello torna possível adicionar cartões e movê-las neste ‘tabuleiro’ que ele chama de Quadro. Esses cartões podem conter conversas ou listas de tarefas que são colocadas em um Quadro com diferentes colunas, cada uma com algum tipo de classificação (status por exemplo, ou área responsável, ou dia da semana….), tornando-os acessíveis para qualquer um dos usuários da ferramenta.

Contras

  • Relatórios muito limitados.
  • Flexibilidade e recursos para projetos maiores podem ser um problema para alguns usuários que estão acostumados com mais estrutura e recursos em seus aplicativos de trabalho. 

Planos

  • Gratuito – básico inclui usuários e cartões ilimitados, até 10 quadros por área de trabalho e apenas um “Power-Up” (ou seja, integração com outros serviços) por quadro, com armazenamento ilimitado restrito a 10Mb por arquivo. 
  • Standard – US$5 por usuário por mês.
  • Premium – US$10 por usuário por mês.
  • Enterprise – os preços começam em US$17,50 por usuário por mês a partir de 25 usuários, cobrados anualmente.

Site: trello.com

4. Asana: Melhor para colaboração em projetos com equipes

Asana – Melhor ferramenta para colaboração em projetos com equipes

Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que ajuda as equipes a orquestrar seu trabalho, desde as tarefas diárias até as iniciativas estratégicas. Com o Asana você pode conectar todo o seu trabalho em um só lugar e reunir equipes em qualquer lugar. De listas a quadros, calendários e gráficos de Gantt, organize o trabalho do seu jeito. A Asana tem mais de 114.000 clientes pagantes e milhões de equipes em mais de 190 países, incluindo empresas como Amazon, Spotify, Delloite e a Universidade de Harvard.

O Asana é o software de gerenciamento de projeto perfeito para verificar se sua prioridade é organizar uma equipe de forma eficaz.

As equipes de projeto geralmente consistem em um gerente de projeto, um patrocinador executivo, membros da equipe e, às vezes, um projetista dedicado ou analista de negócios. Para garantir que os projetos sejam executados sem problemas, com eficiência e dentro do prazo, os gerentes de projeto devem usar um software que possa ajudá-los a atingir esses objetivos. Asana é uma das ferramentas mais populares para gerenciar projetos com equipes. 25% dos entrevistados da pesquisa TrustRadius o usam para esta finalidade . 

  • Plataforma: Web, Android, iOS
  • Integrações: Mais de 100 integrações para que você possa adicionar e-mails, tíquetes etc. ao Asana, incluindo Google Drive , DropBox , Github , MailChimp e muito mais.

Prós

  • Grande foco no rastreamento e colaboração: Muitos usuários satisfeitos dizem que o recurso mais empolgante que esta ferramenta tem a oferecer é a capacidade de adicionar campos de clientes e rastrear apenas o que é importante para você. O software também oferece Team Pages onde ideias e conversas são compartilhadas para que todos vejam.  
  • Modo de foco: o modo de foco permite que você veja uma tarefa por vez, sem se sentir tentado por todas as outras tarefas em sua janela.
  • Caixa de entrada inteligente: a caixa de entrada do Asana oferece um local unificado para que todos os envolvidos em um projeto se comuniquem e compartilhem arquivos. Os filtros ajudam você a se concentrar nas notificações mais importantes para você.
  • A ferramenta oferece uma infinidade de recursos, de guias a vídeos detalhados e fóruns da comunidade. 
  • O Asana cria listas de tarefas que podem gerenciar projetos completos.
  • Pesquisa avançada: o recurso Pesquisa avançada permite pesquisar o arquivo do projeto com base em critérios como data de conclusão, destinatário, campos personalizados e criador da tarefa.
  • Disponível em português.
A Caixa de Entrada inteligente permite você estar 100% atualizado sobre o projeto em poucos segundos.

Contras

  • Comparado com outros softwares de gerenciamento de projeto a visão Kanban é limitada . 
  • A ferramenta carece de recursos de segurança. 
O rastreamento do Asana é um dos pontos mais elogiados pelos usuários.

Planos

  • Basic: plano gratuito. Oferece aos usuários várias maneiras de visualizar projetos (por exemplo, kanban, lista e visualização de calendário) e atribuição de tarefas e datas de vencimento para até 15 usuários. 
  • Premium: US$10,99 por usuário, por mês (cobrado anualmente) ou US$13,49 por usuário, por mês (cobrado mensalmente)
  • Business: US$24,99 por usuário, por mês (cobrado anualmente) ou US$30,49 por usuário, por mês (cobrado mensalmente)
  • Enterprise: Entre em contato com a Asana para obter informações sobre preços.

Site: www.asana.com

5. Jira: Melhor para projetos ágeis e para rastreamento de bugs / problemas de TI

Jira – Melhor aplicativo para gerenciar projetos ágeis e para rastreamento de bugs / problemas de TI

De acordo com a 15ª pesquisa internacional do status das práticas ágeis em 2021, com 1.380 respondentes globais, nota-se claramente o domínio do software Jira (da fornecedora Atlassian) no espaço de ferramentas Ágeis. Milhares de equipes escolhem o Jira para capturar e organizar ideias e problemas, atribuir tarefas e acompanhar a atividade da equipe dentro de uma abordagem ágil de gestão de projetos. 

Com mais de 85.000 clientes o Jira e os produtos associados são líderes na prática (Gartner) e em participação de mercado (VersionOne). Além do Jira a Atlassian também é a dona do Trello e de outras soluções específicas para o contexto de desenvolvimento de software.

81% dos respondentes (1.380) do Relatório do Status do Ágil no mundo em 2021 recomendam o software Atlassian Jira.
JIRA é um software de gerenciamento de projeto popular que atende principalmente a equipes de desenvolvimento de software ágeis

O Jira começou como um aplicativo de rastreamento de falhas e problemas (bugs em inglês), mas agora o software vem em várias edições incluindo o Jira Core para gerenciamento de projetos. As tarefas no Jira Core ainda são chamadas de “problemas” e você pode facilmente usá-las para organizar projetos, definir prioridades, medir a carga de trabalho da equipe e muito mais. 

Numa aplicação mais específica o rastreamento bugs é uma parte importante da gestão de projetos de desenvolvimento de software. O software de rastreamento de bugs permite que as equipes registrem as falhas e incidentes no software e acompanhem o progresso feito para resolver esses problemas. Os recursos comuns que esses produtos oferecem incluem: 

  • Capacidade de registrar bugs 
  • Sistema de rastreamento de bug / problema 
  • Capacidade de atribuir bugs a membros específicos da equipe 
  • Catálogo de backlog de todos os envios de bug / problema
  • Painel centralizado para visualizar todos os envios de bug / problema atuais

Jira é uma ferramenta ágil de gerenciamento de projetos popular entre as equipes de desenvolvimento de software. Ele ajuda as equipes a se manterem organizadas e rastrear o progresso com recursos como Scrum e kanban boards, capacidade de criar roteiros de produtos, capacidade de construir fluxos de trabalho personalizados e um backlog para hospedar tarefas e pendências do projeto. 

  • Plataforma: Servidor local Windows, Linux e Mac, Web, Android, iOS
  • Integrações: O JIRA vem com um conjunto robusto de APIs que permitem aos usuários conectá-lo a muitos softwares de terceiros.
O Jira é um software muito usado pelas equipes de desenvolvimento de software e para rastreamento de bugs e problemas de Tecnologia da Informação (TI).

Prós

  • Scrum Boards: Os Quadros Scrum permitem que as equipes de software gerenciem projetos complexos, criando uma cultura de colaboração. Quadros Kanban estão disponíveis como alternativa se você desejar. Os quadros Scrum do JIRA unem as equipes em torno de um único objetivo e promovem a entrega iterativa e incremental.
  • Rastreamento de bugs e problemas: os recursos de rastreamento de problemas e bugs ajudam as equipes de software a encontrar, registrar e rastrear bugs em seus softwares.
  • Integra-se com o Github, plataforma de colaboração mundial para desenvolvimento de software: vincular sua conta GitHub ao JIRA dá à sua equipe a capacidade de ver as suas ramificações (branches), enviar mensagens e receber solicitações diretamente no contexto dos tíquetes JIRA em que estão trabalhando.

Contras

  • Menos recursos do que outras ferramentas de gerenciamento de projeto comparáveis.

Planos

  • Free – gratuito, limitado a 10 usuários no projeto/site
  • Standard – começam em US$7,50 por usuário / mês
  • Premium – começam em US$14,50 por usuário / mês
  • Enterprise – através de contato com a área comercial
  • Também existe a opção de implantar o JIRA no seu próprio servidor com um pagamento único. Preço no site, começando em US$42.000 para até 500 usuários.

Site: jira.com

6. Microsoft Project: Melhor para projetos grandes com muitos recursos

Microsoft Project – Melhor software para gerenciar projetos grandes com muitos recursos

Microsoft Project ou MS Project é um dos aplicativos de gerenciamento de projeto mais populares desenvolvidos e vendidos pela Microsoft. Ele existe desde 1984 de uma forma ou de outra e ainda é a ferramenta preferida de muitos gerentes de projeto experientes, pois ajuda no gerenciamento de tarefas e planilhas de horas e auxilia na colaboração e identificação de problemas e riscos de praticamente qualquer projeto.

O Microsoft Project é um excelente software de gestão de projetos para calcular as restrições de recursos, simplificar o projeto e ajudar sua organização a se manter no caminho certo com ótimas ferramentas interativas. 

Embora fortes recursos de comunicação e colaboração sejam essenciais para todas as ferramentas de GP os grandes projetos com muitos recursos exigem funcionalidades adicionais. Isso inclui a capacidade de convidar as partes interessadas internas e externas para visualizar o andamento do projeto, relatórios de projeto avançados e funcionalidades de controle de recursos e de tempo (para fins de faturamento e controle de custos). 

As organizações têm cinco recursos principais à disposição para uso em vários projetos: pessoas, materiais e equipamentos, tempo, dinheiro e conhecimento. Visto que esses recursos são finitos o objetivo do gerenciamento de recursos em projetos é manter o controle desses recursos e alocá-los de forma eficiente em toda a empresa. 

Dependendo da organização e da escala dos projetos realizados o gerenciamento de recursos pode ser feito no nível organizacional ou no nível do projeto individual. O gerenciamento de portfólio de projetos geralmente inclui planejamento e gerenciamento de recursos para ajudar a garantir que os recursos sejam usados ​​da forma mais estratégica possível. 

Nem todas as ferramentas de gerenciamento de projetos permitem que não usuários vejam o andamento do projeto ou tenham relatórios sólidos. Se a maioria de suas funções de gerenciamento de projetos envolver a supervisão de projetos para clientes ou clientes, certifique-se de que sua ferramenta de GP tenha esses recursos. 

Um software popular para gerenciamento de grandes projetos com muitos recursos é o Microsoft Project, voltado para os responsáveis ​​por projetos que têm experiência, tempo e orçamento para obter o máximo desta ferramenta abrangente.

O MS Project se parece com outros aplicativos do Microsoft Office, mas com poucos tutoriais ou dicas, pode ser assustador para os recém-chegados ao espaço de gerenciamento de projetos. Profissionais treinados, entretanto, irão apreciar os detalhes extremamente granulares disponíveis para cada tarefa e recurso, seja esse recurso uma pessoa específica, função, material físico ou qualquer outra coisa.

Os relatórios são igualmente poderosos, com relatórios predefinidos e personalizáveis ​​que podem ser exportados rapidamente para o Microsoft PowerPoint para os inevitáveis ​​resumos de gerenciamento. Ele gera orçamentos levando em consideração o trabalho de atribuição e as taxas de recursos. Ele permite que os gerentes de projeto analisem rapidamente o progresso e os requisitos de recursos anteriores com relatórios prontos para uso já elaborados e personalizáveis. Ele também permite definir motivadores de negócios, medir o poder estratégico de ideias concorrentes, tomar as decisões corretas de financiamento e visualizar o status do projeto e dos recursos em toda a empresa. 

A integração com ferramentas não Microsoft é limitada, entretanto. O MS Project pode ser anexado a uma assinatura existente do Office 365, com alguns preços diferentes, ou adquirido como um software único para ser instalado em um único computador.

  • Plataforma: Servidor e instalação local Windows e Linux, e Web
  • Integrações: Integração com outros produtos Microsoft como Office365 e APIs para integração com bancos de dados e outros sistemas.

Prós

  • Ferramenta extremamente robusta e poderosa, uma vez totalmente compreendida. Construção razoavelmente simples de gráficos e visualização de dados, com a capacidade de expandir os recursos dentro do software.
  • Gerenciamento avançado de recursos: possui recursos específicos que facilitam o rastreamento e o gerenciamento de recursos. Isso inclui gráficos de Gantt, uma visão de linha do tempo, solicitações de envolvimento de recursos, ferramentas de gerenciamento de recursos empresariais, relatórios de recursos e a capacidade de enviar planilhas de horas.
  • Gerenciamento de portfólio: disponível nas versões pagas mais caras permite ver todos os projetos corporativos numa visão compartilhada, o que possibilita entre outros enxergar e trabalhar mais facilmente as restrições dos recursos organizacionais, reduzindo riscos e compartilhando e otimizando de recursos.
  • Integração com outros produtos Microsoft: como Office365 e APIs para integração com bancos de dados e outros sistemas.

Contras

  • Curva de aprendizado longa para dominar todas as opções de funções disponíveis: este aplicativo tem tantas funções disponíveis que pode assustar os novos usuários. Você precisará de um tempo considerável de treinamento para se tornar especialista e ficar confortável com o uso máximo deste software de gerenciamento de projetos. 
  • Se você está procurando por algo com uma experiência de usuário simplificada e ilimitada, o Microsoft Project pode não ser sua melhor escolha, mas dá conta do recado em um nível básico.
  • O MS Project também não se integra bem com outros softwares de gerenciamento de projeto.
  • Não é o melhor software para gerenciamento ágil de projetos

Planos – 3 opções de planos de serviço na nuvem e 3 planos de instalação local.

  • Project Plano 1 – R$ 57,10 por usuário/mês. Comece rapidamente e gerencie projetos facilmente por meio do navegador da Web.
  • Project Plano 3 – R$ 171,40 por usuário/mês. Execute projetos com facilidade com ferramentas familiares de agendamento, escolhendo o navegador da Web ou o cliente de área de trabalho.
  • Project Plano 5 – R$ 314,20 por usuário/mês. Otimize seu portfólio de projetos para priorizar iniciativas e obter os resultados desejados com a escolha do navegador da Web ou cliente de área de trabalho.
  • Project Standard 2021 – R$ 4.449,00 por uma instalação local. Ideal para gerenciamento local de projetos para os profissionais que não precisam de ferramentas de colaboração e outros recursos avançados.
  • Project Professional 2021 – R$ 8.759 por uma instalação local. Uma solução de gerenciamento abrangente de projetos no local, com mais recursos como colaboração em equipe.
  • Project Server – através de contato com Parceiro de Vendas. Uma solução local flexível e dimensionável para gerenciamento de portfólio de projetos, para o trabalho diário e para gerenciamento de trabalhos.

Site: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/project/project-management-software

7. Oracle Primavera: Melhor para projetos de engenharia e construção altamente complexos

Oracle Primavera – Melhor para projetos de engenharia e construção altamente complexos

Por mais de 30 anos, projetos bem-sucedidos em todo o mundo contam com as soluções Primavera da Oracle para planejar, construir e operar ativos críticos, leia-se grandes e complexos projetos tipicamente envolvendo engenharia e construção. Tem um conjunto grande de opções de aplicativos relacionados que você pode escolher conforme a necessidade da sua empresa (veja aqui). Abaixo citamos 3 opções mais comuns:

  • Oracle Primavera Cloud: é a única solução que integra equipes de planejamento e entrega de projetos e portfólios para planejamento, recursos, mitigação de riscos, agendamento e gerenciamento de programas.
  • Oracle Primavera Progress: permite que os usuários em campo compartilhem atualizações de progresso no local.
  • Oracle Primavera P6 EPPM: fornece acesso on-the-go às atividades do projeto, documentos e planilhas de horas.

Características do produto:

  • Plataforma: Servidor e instalação local Windows e Linux, Web, Android, iOS
Oracle Primavera é a solução mais completa para projetos grandes e complexos, tipicamente de engenharia e construção. Reconhecido pelas ferramentas de controle e pelos relatórios de do cronograma e orçamento.

Utiliza um banco de dados em vez de arquivos. Mais controle sobre o cronograma e relatórios

Prós

  • Robusto e fácil de usar. Para funções mais avançadas é necessário ter bastante experiência em gestão de projetos.
  • Grande disponibilidade de relatórios de acompanhamento.
  • Suporte para técnicas de construção enxuta.
  • Funciona usando bancos de dados em vez de arquivos de projeto, o que o torna adequado para trabalhar em muitos projetos e oferece muitos tipos de bancos de dados (Oracle, SQL server, SQLite) e suporta um ou vários usuários.
  • Gerenciamento do Caminho Crítico (CPM Scheduling): tem tudo o que é necessário para a programação do projeto usando o método do caminho crítico (WBS, atividades, custo e carregamento de recursos);
  • Gerenciar Riscos e Oportunidades: é possível inclusive executar análise de risco usando simulações de Monte Carlo;
  • Disponível em português.
  • Funcionalidades avançadas de agendamento: permite executar tarefas adicionais que não são possíveis no Microsoft Project, por exemplo, você pode agrupar um grupo de atividades a serem executadas por um determinado recurso usando um código de identificação único, o que é útil em grandes projetos onde um recurso só precisa saber sua parte no cronograma geral
O Oracle Primavera é usado para controle de Programas e Portfólios, com grande disponibilidade de relatórios de acompanhamento.

Contras

  • Pode ser complexo e não intuitivo para gerentes de projeto sem experiência. Várias funções e funcionalidades não são fáceis de encontrar e implementar. Por exemplo, criar um arquivo de linha de base é um pouco desafiador, se você é novo, pode precisar refazer a maior parte do seu trabalho várias vezes.
  • Não é prático para projetos menores: para cronogramas menores e mais simples tende a ser muito trabalhoso. Além disso, como há taxas de licenciamento associadas ao produto não faz sentido usá-lo para projetos menores. 
  • Erros podem ser cometidos facilmente: requer uma compreensão muito boa de como o software e o método do caminho crítico funcionam ao analisar os resultados. 
  • Falta a integração perfeita com o MS Office que o MS Project tem.

Planos

  • Os detalhes de preços do Oracle Primavera Cloud não são compartilhados publicamente. Entre em contato com a Oracle para obter informações sobre preço inicial e planos ou níveis disponíveis.

Site: https://www.oracle.com/br/industries/construction-engineering/primavera-cloud-project-management/

8. Wrike: Melhor para projetos de marketing

Wrike – Melhor aplicativo para gerenciar projetos de marketing

Equipes internas de marketing, equipes de gerenciamento de eventos, agências de conteúdo digital, agências de marketing e design e empresas de publicidade podem se beneficiar do uso de ferramentas de gerenciamento de projetos desenvolvidas com as necessidades de marketing em mente. Inclusive esse público é um grande consumidor de softwares de gerenciamento de projetos.

Existem vários recursos principais dos quais todos os tipos de gerentes de projeto de marketing podem se beneficiar, esteja você rastreando o progresso de uma campanha de marketing digital, desenvolvendo algum conteúdo em vídeo ou para mídia impressa, criando o design de um site ou uma apresentação para um evento etc. 

Alguns dos recursos mais importantes relacionados ao marketing que seu software de gerenciamento de projetos devem incluir são:  

  • Ferramentas de colaboração e comunicação 
  • Visualização de calendário e linha do tempo 
  • Armazenamento de documentos
  • Recursos de agendamento
  • Acompanhamento de tempo e despesas 
  • Gestão de recursos

Wrike é uma escolha popular para gerenciamento de projetos de marketing. Além de ter muitas semelhanças com outros softwares como ClickUp, Monday e Asana há pesquisas que mostram ele se destaca pela quantidade de usuários e pelas avaliações de qualidade nesta aplicação específica. 

Wrike é um software de gerenciamento de projetos com recursos extras voltado para equipes de marketing e criação.

Wrike é outro software de gerenciamento de projetos que se orgulha de ter clientes de primeira linha. Mais de 20.000 clientes e mais de 2 milhões de usuários usam esse aplicativo, incluindo empresas como Siemens, Swarovsky e Nickelodeon usam essa ferramenta. Quando se trata de configuração o Wrike tem uma interface bastante simples e é fácil de começar.

Junto com outros recursos de gerenciamento de projeto o Wrike oferece às agências e equipes de marketing recursos como visualização de calendário, comunicação em tempo real, revisão, aprovação e publicação de ativos digitais para ajudar a atender às necessidades específicas de marketing. Ele também inclui modelos pré-construídos para uma variedade de projetos de marketing, incluindo gerenciamento de campanhas, desenvolvimento de conteúdo, gerenciamento de eventos e um plano de entrada no mercado. 

  • Plataforma: Web, Android, iOS, macOS, Windows
  • Integrações: Oferece mais de 400 integrações (incluindo Salesforce, JIRA, etc.) e funciona perfeitamente com os formatos de arquivo OpenOffice, PDF, JPG, PNG, Adobe Creative Suite e Microsoft Office.

Prós

  • Variedade de visões: cada negócio é diferente e por isso o Wrike permite muita personalização sobre como seus projetos são apresentados. As visualizações disponíveis incluem Lista, Quadro, Fluxo, Registro de tempo, Gráfico de Gantt, Tabela e Carga de trabalho.
  • Gráficos de Gantt interativos para uma representação visual do cronograma do projeto com fácil recurso de arrastar e soltar.
  • Interface de três painéis: semelhante à interface de muitos aplicativos de e-mail populares a configuração de três painéis do Wrike facilita a navegação entre a visão geral ao vivo das atualizações do projeto, os detalhes de uma tarefa específica e a estrutura do projeto. Arraste e solte os painéis que você pode personalizar de acordo com o que deseja visualizar.
  • Relatórios do Wrike: os relatórios do Wrike são relatórios personalizáveis ​​que você pode criar para reunir dados específicos rapidamente. Cada vez que você abre ou atualiza seu relatório ele é atualizado automaticamente para incluir os dados mais atualizados que atendem aos critérios de seu relatório.
  • Possui seu próprio editor de documentos embutido.
  • Disponível em português.
Um dos pontos fortes do Wrike é o seu poderoso recurso de relatórios. Além do Gráfico de Gantt ele disponibiliza muitos relatórios padrão e permite a customização de outros.

Contras

  • Curva de aprendizado longa para dominar todas as opções de funções disponíveis: este aplicativo tem tantas funções disponíveis que pode assustar os novos usuários. Você precisará de um tempo considerável de treinamento para se tornar especialista e ficar confortável com o uso máximo deste software de gerenciamento de projetos. 

Planos

  • Free – gratuita. Fornece uma lista de tarefas simples e compartilhada para pequenas equipes.
  • Profissional (5 a 200 usuários) – US$9,80 por usuário / mês. Planejamento de projeto completo e colaboração.
  • Business (5 a 200 usuários) – US$24,80 por usuário / mês. Descontos por volume disponíveis Gerenciamento de trabalho robusto com personalização e relatórios executivos
  • Profissionais de marketing – preço disponível mediante solicitação. Recursos poderosos desenvolvidos especialmente para equipes de marketing e criação. Crie experiências de marca consistentes e de alta qualidade globalmente com velocidade e em grande escala.
  • Empresarial – preço disponível mediante solicitação.

Site: www.wrike.com

9. Airtable: Melhor para gerenciamento de portfólio de projetos

Airtable – Melhor software para gerenciamento de portfólio de projetos

Qual é a diferença entre gerenciamento de projetos e gerenciamento de portfólio de projetos ? Normalmente o gerenciamento de projetos se refere ao planejamento, facilitação e execução de projetos individuais. Por outro lado, o gerenciamento de portfólio de projetos (conhecido pela sigla PPM em inglês) fornece às empresas uma visão geral de cima para baixo de todos os projetos que uma organização empreendeu para atingir um objetivo ou resultado estratégico específico. 

O software de gestão de portfólio de projetos pode ajudar as organizações a otimizar sua alocação de recursos entre as iniciativas e descobrir quais projetos provavelmente produzirão o maior benefício para o negócio. Este software inclui recursos como: 

  • Lembretes e notificações automatizados 
  • Gráficos e cronogramas de Gantt
  • Planejamento e gestão de recursos
  • Relatórios diversos
  • Gerenciamento de riscos 

Airtable é uma ferramenta moderna e muito recomendada para gerenciamento de portfólio de projetos, que atende mais de 170.000 empresas ao redor do mundo e tem alguns clientes importantes como Netflix, Slack e grupo Time Inc. Ressalta-se que outras ferramentas também tem funções relacionadas a gerência de portfólios e em grandes empresas é bastante comum ver a utilização do MS Project ou do Oracle Primavera em função dos elevados tamanho e complexidade dos projetos, bem como onde há preferência por abordagens preditivas de gestão de projetos.

O Airtable é uma plataforma de colaboração para projetos que combina a flexibilidade de uma interface de planilha com recursos avançados, como anexos de arquivos, quadros Kanban, calendários e geração de relatórios.

Com sua estrutura de banco de dados o Airtable é adequado para controlar os recursos em projetos e departamentos. Também dá aos usuários a flexibilidade de visualizar projetos ou portfólios individuais de várias maneiras diferentes (por exemplo, Kanban, grade, calendário, galeria). Os blocos concedem aos usuários em planos de nível superior recursos avançados como gráficos de Gantt, tabelas dinâmicas e controle de tempo. 

  • Plataforma: Web, Android, iOS, macOS, Windows e Linux
  • Integrações: suporta integração com vários aplicativos, como Dropbox, Slack e GitHub, permitindo aos usuários gerenciar a movimentação de conteúdo entre aplicativos de forma simples e segura.

Prós

  • Várias opções de visualização: as equipes podem visualizar seu trabalho por meio de grades, galerias, quadros kanban e calendários. Além disso, há um filtro inteligente, com opções de classificação e agrupamento proporcionando aos usuários a liberdade de organizar o conteúdo como quiserem.
  • Grande variedade de modelos úteis à sua escolha.
  • Ele consiste em bases, e cada base é um projeto individual . Essas bases podem ser agrupadas em áreas de trabalho e as equipes podem acessá-las.
  • Os usuários têm acesso a várias opções de campos como caixas de seleção, anexos e notas de textos longos, garantindo uma organização completa do conteúdo.
  • Os usuários podem vincular registros entre tabelas com o objetivo de ajudá-los a evitar a entrada de dados duplicados.

Contras

  • Disponível apenas em inglês
  • Pode ser difícil no início de entender todas as opções e funcionalidades do software. Contudo, há muita ajuda e orientação. 

Planos

  • Free: gratuito para 1.200 registros / base, 2 GB de espaço / base para anexos
  • Plus: US$12 por usuário / mês para 5.000 registros / base, 5 GB de espaço / base para anexos
  • Pro: US$24 por usuário / mês para 50.000 registros / base, 20 GB de espaço / base para anexos
  • Enterprise: Para receber uma cotação precisa entre em contato diretamente com a Airtable.

Site: airtable.com

10. Planview ProjectPlace: Melhor para controle de tempo

Para muitos gerentes de projeto o controle do tempo é uma parte essencial para controlar a carga de trabalho individual dos membros da equipe. Também é essencial se você estiver trabalhando em projetos de clientes nos quais precisa registrar todas as horas faturáveis ​​do projeto.

Muitas ferramentas de gerenciamento de projeto têm recursos de rastreamento de tempo embutidos ou integrações com software de rastreamento de tempo disponível. 

Planview ProjectPlace é um software de gerenciamento de projeto popular para controle de tempo. Os recursos de rastreamento de tempo do ProjectPlace incluem a capacidade de ver quanto tempo é gasto em cartões kanban e atividades de gráfico de Gantt, planilhas de horas interativas para fins de faturamento, previsões de capacidade de entrega do projeto, previsão de recursos do projeto e aplicativos móveis iOS e Android para ajudar a registrar o tempo gasto em várias tarefas . 

Planview ProjectPlace é um software de gerenciamento de projeto popular para controle de tempo. 
Planview ProjectPlace é um software de gerenciamento de projeto popular para controle de tempo. 

Site: Planview ProjectPlace

Resumo: Limitando as opções de gerenciamento de projetos 

Uma coisa fica clara ao olhar para a lista de casos de uso de gerenciamento de projetos e produtos recomendados acima: a maioria das ferramentas de gestão de projetos não faz tudo perfeitamente. Em vez disso muitas ferramentas fazem uma ou duas coisas excepcionalmente bem. 

Por exemplo o software Jira é uma das melhores ferramentas que você pode encontrar para rastreamento de bugs / problemas. Por outro lado, os recursos nativos de rastreamento de tempo e custos do Microsoft Project são essenciais para o gerenciamento de grandes projetos. 

Em vez de procurar uma ferramenta de gerenciamento de projetos que possa atender a todas as suas necessidades, procure uma solução que atenda da melhor forma às suas maiores e mais específicas necessidades. 

O gráfico abaixo, que foi uma das fontes que usamos para montar nossa lista, resume quais ferramentas de gerenciamento de projeto são as mais usadas para determinadas aplicações específicas, com base nas respostas de um relatório de 2019 da TrustRadius com mais de 200 profissionais de gestão de projetos (não é um número tão grande de pessoas que responderam e levamos isso em conta ao montarmos nossa lista).

Softwares mais comuns para diferentes aplicações, segundo uma pesquisa do site de comparações de aplicativos Trustradius em 2019.

Outros softwares de gestão de projetos a considerar

Pode ser que você já tenha ouvido falar de outros aplicativos que não foram mencionados na nossa lista ou simplesmente queira analisar mais opções além da que apresentamos. Em todo caso segue abaixo uma lista de opções adicionais de aplicativos a considerar: 

Metodologia: como escolhemos as melhores ferramentas de software de gerenciamento de projetos

Pesquisamos e selecionamos as melhores ferramentas de software de gerenciamento de projetos com base nos recursos que eles oferecem, quem são os usuários típicos deles, feedbacks, integrações, funções e preços , entre outras considerações.

A seguir segue as principais fontes consultadas para a elaboração deste artigo.

Sites de comparação de aplicativos e softwares:

  • https://www.g2.com/categories/project-management. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.trustradius.com/buyer-blog/commonly-used-project-management-software. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.getapp.com/project-management-planning-software/project-management. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.capterra.com/project-management-software. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.softwaresuggest.com/project-management-software. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://app.selecthub.com/categories/project-management. Acessado em 29 de dezembro de 2021.

Blogs , pesquisas e relatórios:

  • https://thedigitalprojectmanager.com/best-project-management-software/. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.techradar.com/best/best-project-management-software. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://technologyadvice.com/project-management/#choosing-a-project-management-software-platform. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.simplilearn.com/tutorials/project-management-tutorial/project-management-tools. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.crazyegg.com/blog/best-project-management-tools. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://99firms.com/blog/project-management-statistics. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.gartner.com/reviews/market/project-portfolio-management-worldwide/. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.blendedperspectives.com/dominators-pretenders-legacy-agile-tools/. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.datanyze.com/market-share/project-management–217. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://mopinion.com/top-20-best-project-management-software-an-overview. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://automate.io/blog/project-management-tools. Acessado em 29 de dezembro de 2021.
  • https://www.zdnet.com/article/project-management-software. Acessado em 29 de dezembro de 2021.

E o que você achou do nosso guia? Concorda ou discorda de algum ponto? Você já usou algum destes softwares? Usa outro que não citamos? Qual? Por favor comente aqui embaixo.

TAGS:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 Replies to “Compare os 10 melhores softwares de gestão de projetos de 2022”

Ely

Faltaram na avaliação no mínimo 2 muito conhecidos, Planview Clarizen e Smartsheet

Zimmer

Olá Ely, na próxima atualização do artigo irei considerar suas sugestões. Obrigado!

Arthur

Excelente artigo! Conseguiu demonstrar tudo de forma muito clara e direta. Meus parabéns!