Entenda a o que é MASP e como ele pode te ajudar na solução de problemas e implantação de oportunidades de melhoria.
O Método MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), denominado pelos japoneses de QC Story, é baseado no Ciclo PDCA e usado para resolver problemas e/ou oportunidades de melhoria de forma totalmente estruturada, concisa e eficiente. Os objetivos são os mesmos de outros métodos tais como o método DMAIC usado em projetos Seis Sigma e o A3 do Lean.
O termo QC Story vem do desenvolvimento do problema e da sua solução, que se realiza como se fosse uma narrativa (daí o conceito de história ). QC significa Controle de Qualidade. Em geral o MASP geralmente se desenvolve em 8 etapas bem definidas e devem ser seguidas de forma sistemática.
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Os 8 passos da Metodologia MASP
No Brasil o Método QC Story ficou popular pelo trabalho de Vicente Falconi Campos que publicou em um apêndice de seu livro TQC no Estilo Japonês. A partir desse trabalho o MASP também ficou associado aos Círculos de Controle da Qualidade (CCQ’s).
PDCA | PASSO | OBJETIVO |
P | Identificação do Problema | Defina claramente o problema e os motivos pelos quais ele precisa ser resolvido (sua importância). |
P | Observação | Investigue as características específicas do problema com uma visão ampla e de diferentes pontos de vista. |
P | Análise | Identifique a(s) causa(s) fundamental(is), também conhecidas como causa(s) raíz(es). |
P | Plano de ação | Elabore um plano para bloquear as causas fundamentais (raízes). |
D | Ação | Execute o plano de ação. |
C | Verificação | Verifique se a meta foi atingida. |
A | Padronização | A partir dos resultados obtidos devemos definir ações permanentes que evitem a recorrência dos problemas. Novos padrões serão estabelecidos e processos e procedimentos serão revisados. |
A | Conclusão | Deve-se analisar o resultado da aplicação da metodologia, por meio de comparações entre o esperado e o obtido, para aprendizado visando trabalhos futuros. |
Passo 1. (P) Identificação do Problema
Esta etapa consiste em identificar o problema e elaborar o escopo do projeto.
Segundo pesquisa do Professor Richard C. Whiteley (1992) o pessoal da base (operação) é quem mais conhece os reais problemas de qualquer organização. Por isso, é fundamental envolver os profissionais que estão mais perto da operação toda vez que quiser levantar oportunidades de melhoria e tratar problemas!
Através de uma ampla gama de oportunidades – seja para corrigir, prevenir ou até mesmo melhorar o desempenho – os gestores da sua empresa podem priorizar quais problemas devem realmente ir em frente com o uso desse método, com base nos ganhos esperados. Tendo identificado todos os problemas-chave cada um deles segue para resolução e aplicação do MASP isoladamente.
Mas como? Elaborando o escopo desse problema e, portanto, do projeto de melhoria, contendo informações como a equipe e as áreas envolvidas, o diagrama de fluxo do processo envolvido, os principais indicadores para comparação futura, prazos para entrega e a meta que deve ser alcançada, por exemplo.
Passo 2. (P) Observação do Problema
Esta etapa busca levantar o máximo de dados e informações possíveis sobre o problema.
A realização deste levantamento é fundamental para passar para a próxima fase de análise. Para trabalhar com dados e informações existentes é importante avaliar se o sistema de medição e a geração de dados é válida e confiável, se não, a ferramenta Folha de Verificação de Qualidade pode ajudá-lo na coleta de novos dados.
Após a coleta e validação dos dados e informações sobre o problema também é recomendado avaliá-los e analisá-los em diferentes pontos de observação, utilizando outras ferramentas tais como: Diagrama Pareto, Diagrama de Dispersão, Histograma, Gráfico de Controle, entre outras.
Nesta fase o ajuste na meta de melhoria estipulada para o projeto ocorre com frequência, pois só agora o problema é realmente compreendido.
Passo 3. (P) Análise
Esta etapa visa encontrar as causas básicas do problema.
Enquanto na fase anterior o problema foi observado aqui serão analisadas as causas básicas dele. Para descobri-los e, em seguida, priorizá-los, técnicas e ferramentas analíticas e de qualidade como Brainstorming, Diagrama Causa e Efeito, 5 Porquês, FMEA, Diagrama Pareto e Matriz de Priorização por exemplo podem ser empregadas e ajudar nesta missão.
Conheça as 5 ferramentas de análise de causas mais usadas neste nosso artigo específico clicando aqui.
Nossa recomendação de livros para saber mais sobre as ferramentas da qualidade e PDCA
Diagrama de causa e efeito
Passo 4. (P) Plano de Ação
Esta etapa foi projetada para elaborar um plano de ação que contenha as soluções que resolverão o problema.
Se na fase anterior as causas básicas foram descobertas e priorizadas nesta fase as ideias para resolvê-las serão expostas e priorizadas com o objetivo de atacar cada uma das causas identificadas. Ferramentas de qualidade como: Brainstorming, Diagrama Pareto, 5W2H, FMEA e o próprio Plano de Ação podem auxiliar nessa tarefa.
Passo 5. (D) Ação
Esta etapa é a execução do plano de ação elaborado na etapa anterior!
Soluções de melhoria já são conhecidas para combater e eliminar o problema e, assim, alcançar o objetivo. Com base no plano de ação os responsáveis por todas as tarefas propostas e pendentes devem seguir como planejado e executá-las. Recomenda-se avaliar se os prazos de conclusão estão sendo cumpridos por todos os envolvidos. Um gráfico de Gantt contido no plano de ação em si pode facilitar esse controle.
Passo 6. (C) Verificação
Esta etapa visa comparar o resultado alcançado com os resultados esperados para as soluções implementadas.
Não adianta implementar as ações recomendadas e não avaliar posteriormente se os resultados obtidos estavam de acordo com o esperado. Esta fase tem exatamente esse objetivo: garantir que os resultados esperados sejam realmente alcançados.
Se alguma das tarefas incluídas no plano de ação não alcançou o resultado desejado as partes responsáveis devem avaliar quais foram as razões que interferiram nesse processo e se esse impedimento pode ser resolvido. Ferramentas como Histograma e Gráfico de Controle podem colaborar nesta etapa.
Passo 7. (A) Padronização
Esta etapa refere-se à padronização do processo que o problema contemplou.
Quando você chega aqui significa que o objetivo do projeto já foi alcançado – pelo menos esse era o objetivo. Garantir que o cumprimento das novas práticas e métodos de trabalho no processo que ocorreu o problema permaneçam inalterados ao longo do tempo é o objetivo desta fase.
Estatísticas de qualidade e ferramentas enxutas como: Controle Estatístico de Processos (CEP), dispositivos Poka-Yoke, Fluxogramas e procedimentos padrão podem ajudar.
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Passo 8. (A) Conclusão
Esta etapa está vinculada à conclusão final do projeto, revendo o método utilizado e o contexto do problema.
O projeto de melhoria em si acabou. Há agora uma última reunião em que todos os responsáveis pela resolução do problema relevante devem discutir sobre práticas mais sustentáveis para a aplicação da metodologia de resolução de problemas em si, bem como deixar recomendações para projetos futuros que incluam o mesmo cenário que o problema estava envolvido.
Pontos-chave do método MASP de Solução de Problemas
Para que o Método de Análise e Solução de Problemas QC Story tenha sucesso há uma série de pontos-chave:
- Considere fatos e dados deixando a especulação de lado.
- Considere não apenas a média, mas também a dispersão dos dados.
- Obtenha o envolvimento de todos os membros da organização e principalmente dos responsáveis pelo controle de qualidade.
- O processo deve ser considerado tão importante quanto o resultado.
- Use o ciclo PDCA como um guia para o planejamento.
- Padronize pois só assim serão obtidas melhorias duradouras.
- Elimine o medo de mudar ou estar errado.
- Motivação.
Em suma, o método MASP (QC Story) é um processo sistemático para a análise e resolução de problemas com base no PDCA. Ele é indicado também para apoiar a inovação, pois é bem flexível para tentativas e erros durante o teste de possíveis soluções. Além disso, como outras técnicas de melhoria contínua ele é consistente com a filosofia Kaizen .
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Olá,
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Fantástico, parabéns, tenho experiência de fortes resultados na prática.
Muito bom. Interessante divulgar. Sucesso!
Achei muito bom ,completo pra se analisar problemas do dia a dia. E estudar melhorias específicas. Dá um caminho .
Muito interessante, agregou mais informações as que eu já tinha, mas é sempre bom aprender mais sobre a nossa área de atuação, parabéns!!
muito bom simples e objetivo. permite a aplicação por qualquer profissional que tenha um mínimo de conhecimento e prática de atividade relacionada ao problema que irá investigar e corrigir.
Material Fantástico!
Muito interessante e apropriado para o momento.
Fantástico, parabéns, tenho experiência de fortes resultados na prática.
Conteúdo fantástico!! Obrigada por compartilhar.
Excelente!
Caramba, impressionado!!! Excelente conteúdo! Me ajudou demais na atividade do meu curso técnico de Qualidade. Obrigado!
Material muito bom e de fácil entendimento.
Conteúdo de alto nível técnico, detalhada e com uma linguagem de simples entendimento. Parabéns ao autor do artigo!
Artigo interessante, certamente ampliou meu horizonte em relação a problemas crônicos dentro da organização, que se não tratada causa raiz se perpetuam gerando atrasos e prejuízos.