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Habilidades de resolução de problemas: o que são e por que desenvolvê-las é tão importante atualmente?

Habilidades de resolução de problemas: o que são e por que desenvolvê-las é tão importante atualmente?
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Habilidades de resolução de problemas eficazes permitem que os profissionais analisem problemas, identifiquem a gravidade do problema e avaliem o impacto de soluções alternativas. Esse atributo é essencial em várias carreiras e um das principais habilidades que os empregadores procuram nos candidatos a empregos. 

Pesquisas mostram o quanto as habilidades de resolução de problemas já são valorizadas pelas empresas hoje e o quanto elas são fundamentais para o futuro do trabalho com o aumento da automação e indústria 4.0. Portanto, compreender os componentes críticos envolvidos na solução de problemas o ajudará a melhorar esse conjunto de habilidades e a usá-la para gerar mais resultados, crescer na carreira e conseguir aquela promoção ou até demonstrar sua experiência num processo de seleção para uma nova vaga. 

Grandes solucionadores de problemas são valorizados em qualquer equipe e empresa. Embora todos tenham a tarefa de solucionar problemas em seu local de trabalho, nem todos os funcionários são bons nisso.

Neste artigo exploramos o que são habilidades de resolução de problemas, porque elas estão cada dia mais valorizadas pelas empresas, as habilidades mais importantes no local de trabalho, as etapas para resolver problemas e dicas para melhorar esse conjunto de habilidades.

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O que é a habilidade de resolução de problemas

A habilidade de resolução de problemas é a habilidade que permitem aos indivíduos encontrar soluções para os problemas de forma eficiente e eficaz. Esta habilidade é considerada uma competência interpessoal (em inglês soft skill), diferente de uma competência técnica (em inglês hard skill). A habilidade de resolução de problemas é valorizada em todas as carreiras, em todos os níveis e muito apreciada pelos recrutadores e empregadores.  

Infográfico Habilidades de Resolução de Problemas.

Os problemas estão no centro do que muitas pessoas fazem no trabalho todos os dias. Seja resolvendo um problema para um cliente (interno ou externo), apoiando quem está resolvendo problemas, ou descobrindo novos problemas para resolver, os problemas que as pessoas enfrentam podem ser grandes ou pequenos, simples ou complexos, fáceis ou difíceis.

“Você nunca pode resolver um problema no nível em que foi criado”.

Albert Einstein

Problemas comuns podem ser encontrados em todas as áreas do nosso trabalho, tais como:

  • Conflito entre equipes ou membros da equipe;
  • Problemas do cliente com o serviço ou produto produzido;
  • Processos que não funcionam corretamente e você não sabe por quê;
  • Custos ou despesas não previstas;
  • Encontrar novos clientes;
  • Lançamento de um novo serviço.

Frequentemente os problemas podem e devem ser vistos como oportunidades. Veja os problemas como oportunidades e os erros como progresso. Isso envolve virar o pensamento tradicional sobre os problemas de cabeça para baixo. Com alguma criatividade os problemas podem levar a oportunidades; erros na solução de problemas podem ser um progresso no sentido de alcançar essas oportunidades.

Por que a habilidade de resolução de problemas é importante hoje e para o futuro do seu trabalho?

São vários os motivos que fazem essa habilidade tão importante. Em suma:

  • É uma habilidade vital para sua vida profissional e pessoal;
  • Aqueles com boas habilidades de resolução de problemas são um ativo valioso e confiável em qualquer equipe – essas são as pessoas que pensam em novas ideias, melhores maneiras de fazer as coisas, tornam mais fácil para as pessoas entenderem as coisas ou ajudam a economizar tempo e dinheiro dos clientes;
  • Bons solucionadores de problemas são pensadores proativos que gostam de fazer as coisas;
  • É uma habilidade chave que é avaliada em entrevistas de emprego;
  • Os empregadores gostam de ver boas habilidades de resolução de problemas porque também ajuda a mostrar a eles que você tem uma gama de outras competências, como lógica, criatividade, resiliência, imaginação, pensamento lateral e determinação;
  • É uma habilidade essencial para líderes e todas as funções de nível sênior;
  • Desenvolver essa capacidade pode ajudá-lo a progredir mais rapidamente e aumentar suas oportunidades de carreira.

Veja a seguir as justificativas mais detalhadas, a partir de pesquisas muito interessantes sobre o assunto.

A habilidade de resolução de problemas é uma das mais procuradas pelos recrutadores e empregadores no mundo e no Brasil

Um estudo internacional da iCIMS descobriu que os recrutadores valorizam mais as habilidades pessoais. Da capacidade de se comunicar bem à organização essas qualidades intangíveis podem ser difíceis de medir, mas afetam tudo, da produtividade à colaboração. E nesse contexto, a habilidade interpessoal mais importante identificada foi a capacidade de resolver problemas, com 62% dos recrutadores procurando pessoas que possam encontrar soluções. Essa habilidade interpessoal também foi considerada a mais importante para o funcionário que deseja trabalhar na gestão e em cargos de liderança.

Em outra pesquisa, agora no Brasil, 59% dos mais de 300 recrutadores entrevistados apontaram a habilidade de resolução problemas complexos como desejada em um novo empregado. Nessa pesquisa esta habilidade ficou em 3º lugar entre as 5 habilidades mais desejadas pelos profissionais de Recursos Humanos na atualidade.

“Os melhores anos da sua vida são aqueles em que você decide que seus problemas são seus. Você não culpa sua mãe, a ecologia ou o presidente. Você percebe que controla seu próprio destino. ”

Albert Ellis

Líderes necessitam muito da habilidade de resolução de problemas

A resolução de problemas é uma habilidade crítica que você deve ter se pretende ser um líder e precisa de pessoas com boas habilidades de resolução de problemas para que suas equipes tenham um alto desempenho.

Muito do que os líderes e gerentes fazem é resolver problemas e tomar decisões. A tomada de decisão é um papel fundamental de um gerente e líder. Alguns gerentes acham que esta é uma das tarefas mais difíceis de realizar. Eles têm medo do fracasso e procrastinam principalmente porque não têm uma abordagem estruturada. Uma de duas coisas geralmente acontece; ou eles adiam a decisão na esperança de que outra pessoa resolva o problema ou, pior ainda, tomam uma decisão usando uma reação automática.

Sua capacidade de resolver problemas e tomar boas decisões é a verdadeira medida de sua habilidade como líder.” 

Brian Tracy

Portanto, as empresas falham devido à má resolução de problemas, razão pela qual a capacidade de resolução de problemas é uma habilidade-chave que as empresas procuram nas pessoas que recrutam ou promovem. Felizmente é uma habilidade que pode ser ensinada e desenvolvida (veja a sessão de Como desenvolver as habilidades de resolução de problemas).

O futuro do trabalho exigirá cada vez mais a habilidade de resolução de problemas

A mudança para uma economia mais voltada para a inovação no mundo dos negócios foi abrupta. A velocidade da mudança está gerando a necessidade das organizações de inovar continuamente, encontrar novas formas de trabalhar, novos produtos, novas soluções e ir além dos problemas para uma resolução rápida.

A tecnologia pode tornar a vida mais fácil, mas também pode tornar as coisas mais complicadas. Com os avanços em Inteligência Artificial, big data e análises complexas os computadores podem certamente ajudar na análise de problemas, mas no entanto, ainda cabe aos funcionários fazer as perguntas que os computadores ainda não conseguem entender.

Na atual economia global em rápida mudança os empregadores costumam identificar a solução de problemas comuns como crucial para o sucesso de suas organizações. Para os funcionários a solução de problemas pode ser usada para desenvolver soluções práticas e criativas e para mostrar independência e iniciativa aos empregadores. Isso significa que os indivíduos de uma organização precisam se tornar mais criativos, inovadores e menos receptivos aos métodos testados e comprovados. Eles têm que ser ágeis e resolvê-los antes que seus concorrentes roubem sua base de clientes enquanto a empresa tenta resolver seus problemas.

A Adobe (multinacional americana criadora de softwares de multimídia e criatividade, tais como Photoshop, Flash e Acrobat Reader) conduziu um novo estudo para entender o que educadores e formuladores de políticas públicas pensam a respeito das habilidades criativas de resolução de problemas, quão críticas essas habilidades são para os empregos do futuro e como elas estão sendo desenvolvidas nas escolas hoje.

A Adobe definiu a solução de problemas da seguinte maneira:

“ A solução criativa de problemas é o processo de redefinir problemas e oportunidades, apresentar respostas e soluções novas e inovadoras e, então, agir ”.

Três quartos dos educadores pesquisados ​​disseram que os alunos precisam desenvolver essas habilidades para proteger seu futuro, já que as profissões que exigem a resolução criativa de problemas têm menos probabilidade de serem afetadas pela automação. Além disso, quase 90% dos entrevistados acreditam que os alunos que se destacam na solução criativa de problemas terão oportunidades de emprego com melhores salários no futuro, e 85% concordaram que essas mesmas habilidades são muito procuradas pelos empregadores de hoje para carreiras de nível sênior e com salários mais altos.

O Fórum Econômico Mundial (WEF) entrevistou recentemente 350 executivos em 9 setores em 15 das maiores economias do mundo para gerar seu relatório de pesquisa O Futuro do Trabalho  (The Future of Jobs) . A intenção do relatório era prever como o avanço tecnológico transformará os mercados de trabalho. Em outras palavras, como a tecnologia impactará os empregadores e, portanto, o que eles vão querer dos funcionários. Eles descobriram que a habilidade número um que os empregadores precisarão em seus funcionários no futuro é a capacidade de resolução de problemas. O relatório mostra que 36% de todos os empregos em todos os setores exigirão habilidades complexas de resolução de problemas como uma habilidade central até 2020.

Quais são as habilidades de resolução de problemas?

Embora a solução de problemas seja frequentemente identificada como uma habilidade separada há outras habilidades relacionadas que contribuem para essa habilidade.

Algumas habilidades importantes para a resolução de problemas incluem:

  • Mente aberta e escuta ativa;
  • Observação e pensamento crítico (analítico);
  • Criatividade e inovação;
  • Persistência e resiliência;
  • Comunicação e negociação;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Tomada de decisão.

A solução eficaz de problemas envolve várias habilidades dentro da categoria de solução de problemas mas cada carreira pode exigir habilidades específicas de resolução de problemas, além de exigir habilidades técnicas específicas da indústria ou do trabalho. Veja esses 2 exemplos:

  • Um profissional de marketing precisará de boas habilidades de comunicação, pesquisa e criatividade, todas dentro de uma grande habilidade de solução de problemas.
  • Uma enfermeira precisará de habilidades de escuta e comunicação ativas ao interagir com os pacientes, mas também precisará de conhecimento técnico eficaz relacionado a doenças e medicamentos. Em muitos casos uma enfermeira precisará saber quando consultar um médico sobre as necessidades médicas do paciente como parte da solução.

Veja como funciona essa inter-relação de habilidades na prática

Nos estágios iniciais da resolução de problemas você precisa ter fortes habilidades de observação. Em vez de aceitar as questões pelo que aparentam inicialmente você precisa demonstrar uma visão global (sistêmica) habilidades analíticas . Isso o ajudará a avaliar adequadamente o que está acontecendo e identificar a causa central do problema.

À medida que você explora possíveis soluções para o problema, deve demonstrar persistência . Encontrar a abordagem certa para o problema não será fácil. O pensamento inovador irá atendê-lo bem. Os funcionários que sabem como utilizar seus recursos de pensamento criativo se destacam no segundo e terceiro estágios da solução de problemas, pois são capazes de criar abordagens que os outros deixaram passar.

Implementar sua solução requer seu próprio conjunto de habilidades. Isso normalmente requer um equilíbrio cuidadoso de trabalho em equipe e liderança . Você precisará demonstrar resiliência para resistir às resistências inevitáveis ​​de colegas de trabalho que resistem à mudança. A comunicação e a negociação são importantes neste ponto. Depois de implementar sua solução, você precisará utilizar o pensamento crítico e atenção aos detalhes ao avaliar os resultados e ajustar sua estratégia conforme necessário para garantir que o problema seja resolvido com êxito.

Problemas: Oportunidade por meio da Adversidade

Em vez de ver os problemas como o fim do mundo você deve ver os problemas como oportunidades para melhorar seus processos, relacionamentos e experiência.
Em vez de ver os problemas como o fim do mundo você deve ver os problemas como oportunidades para melhorar seus processos, relacionamentos e experiência.

Existem 3 maneiras pelas quais a maioria das pessoas reage aos problemas:

  • Eles entram em pânico
  • Eles correm para uma solução
  • Eles procuram alguém para culpar

No entanto, é importante resistir à tentação de resolver o problema imediatamente. Destacamos: o erro mais comum na resolução de problemas é tentar encontrar uma solução imediatamente. Então em vez de vê-los como o fim do mundo você deve ver os problemas como oportunidades para melhorar seus processos, relacionamentos e experiência.

“Cada problema tem um presente para você em suas mãos.”
Richard Bach

Fato: as empresas perdem até 30% na receita a cada ano devido a ineficiências.

Portanto, antes de começar a usar essas técnicas de solução de problemas afaste-se do problema e evite entrar em pânico (recomendamos pegar um pouco de café e refletir sobre isso).

Os quatro estágios da solução de problemas

A resolução de problemas pode parecer simples à primeira vista, mas há muitos funcionários que tropeçam em uma ou mais das etapas críticas sem conseguir resolver os problemas do local de trabalho. 

Você pode usar muitas abordagens diferentes para a solução de problemas (por exemplo MASP, PDCA, Seis Sigma entre outras), mas normalmente trabalhará em quatro estágios distintos, não importa o caminho que você tome. A compreensão de cada etapa do processo o ajudará a aprimorar suas habilidades de problemas para melhor atendê-lo ao longo de sua jornada em direção a uma solução inteligente e viável.

  1. Defina o problema: identifique o problema com o qual você está lidando. Observe a área do problema de perto para formar uma imagem detalhada do que está errado. Analise o comportamento dos funcionários, as políticas do local de trabalho e os procedimentos operacionais. Mantenha seu foco no problema neste ponto e resista ao impulso de definir o problema em termos de uma solução. Por exemplo, “Precisamos melhorar os procedimentos de treinamento” fala mais para a solução do que para o problema. “A documentação de vendas é inconsistente” define melhor o problema.
  2. Brainstorm de alternativas: Este é um dos estágios mais importantes da solução de problemas. Requer um equilíbrio cuidadoso de criatividade e pensamento lógico . Compare todas as alternativas possíveis. Analise o dinheiro, tempo, pessoal e recursos necessários para cada abordagem, bem como o retorno que você pode esperar de várias estratégias.
  3. Escolha a melhor estratégia: uma tomada de decisão clara é essencial nesta fase. Depois de considerar cuidadosamente todas as suas opções, você deve selecionar a melhor estratégia para o seu problema e ficar com sua escolha. Os funcionários que hesitam ou lutam para se comprometer com um único plano não são bons solucionadores de problemas porque ficam presos nesse ponto essencial do processo.
  4. Implemente sua solução: A implementação é o pico crítico do processo de solução de problemas. É aqui que você elabora um plano de ação, compartilha-o com o pessoal apropriado e segue em frente com a abordagem escolhida.

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Aperfeiçoando habilidades de resolução de problemas

Habilidades de resolução de problemas são importantes em todos os setores. Nenhuma empresa está imune ao ataque regular de problemas. Os profissionais e líderes podem descobrir que quase todos os aspectos de sua rotina diária giram em torno de algum tipo de solução de problemas. Quando você está em um cargo de liderança uma das coisas mais importantes que você faz é simplesmente lidar com as questões do dia-a-dia que surgem para seus funcionários.

Melhorar suas habilidades de resolução de problemas lhe dará uma vantagem distinta tanto em um cargo de gestão quanto em outros cargos dentro de sua empresa.  Existem várias maneiras de trabalhar para melhorar sua capacidade de resolver problemas, incluindo:

Pratique

Gastar tempo praticando vários problemas pode ajudá-lo a ficar mais confortável com o processo de solução de problemas. Por exemplo, você pode começar resolvendo um problema técnico com seu telefone, dispositivo ou computador. Ou você pode atender um cliente exigente ou resolver uma reclamação.

“Os problemas estão para a mente como o exercício é para os músculos, eles amadurecem e fortalecem.”
Norman Vincent Peale

Procure oportunidades de resolver problemas 

Existem várias oportunidades para resolver problemas regularmente, dentro e fora do local de trabalho. Considere ser voluntário para trabalhar em um novo projeto ou fazer parte de um comitê que trabalha para resolver problemas específicos. Por exemplo, você pode ingressar em um comitê ambiental que se esforça para reduzir o desperdício em sua área. Ou você pode ingressar em um Grupo de Controle da Qualidade (CCQ) e ajudar a resolver problemas do seu dia-a-dia. Saiba mais sobre CCQ nesse artigo.

Considere trabalhar com outra pessoa em sua área para resolver problemas hipotéticos que sejam realistas em sua indústria. Você pode até mesmo simular com a outra pessoa para desenvolver melhor um conjunto de habilidades de resolução de problemas.

Estude métodos de resolução de problemas

Ter um passo a passo para seguir na solução de problemas ajuda a entender o problema e achar soluções de maneira mais fácil e consistente. É aqui que entram metodologias como MASP, PDCA, Seis Sigma entre outras. Ao dominar o método você desenvolve um raciocínio lógico que te ajuda em qualquer situação.

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Aumente sua competência técnica

Capacitar-se para ter mais conhecimento técnico e dominar as melhores soluções disponíveis na sua área de trabalho podem torná-lo um melhor solucionador de problemas. Considere fazer um curso online ou presencial em sua área para aprender mais sobre como as pessoas em seu setor resolvem problemas de maneira mais eficaz. Fazer um curso de especialização também ajuda nesse sentido.

Jogar jogos

Adquirir uma nova habilidade não precisa parecer um trabalho. Você pode desenvolver facilmente sua capacidade de resolução de problemas por meio de jogos, seja online, seja com jogos de tabuleiro clássicos ou quebra-cabeças e jogos como Sudoku. Quantas vezes você jogou seu jogo favorito e ficou preso no mesmo nível por horas, antes de finalmente encontrar uma maneira de contornar isso? Colocar-se em uma situação, mesmo fictícia, em que você precisa pensar de forma criativa o ajudará a desenvolver a mesma mentalidade em sua vida cotidiana. Você também pode aplicar essas habilidades e comportamentos à sua vida profissional.

Demonstrando resolução de problemas em seu currículo

Os empregadores procuram novos contratados que tenham demonstrado habilidades de resolução de problemas. Não é suficiente simplesmente declarar “habilidades de resolução de problemas” em seu currículo. Você precisa ilustrar exatamente em quais tipos de habilidades você se destaca e mostrar exemplos específicos de como utilizou essas habilidades em posições anteriores.

Ao demonstrar suas habilidades de resolução de problemas em um currículo, você deve observar concisamente como identificou o problema, desenvolveu uma solução e implementou essa estratégia.

Alguns exemplos de fortes declarações de resolução de problemas incluem:

  1. Redução de 30% nos incidentes de segurança ao instalar grades estrategicamente posicionadas no chão de fábrica
  2. Aumento de 20% nas taxas de satisfação do cliente, desenvolvendo novas abordagens para resolver as reclamações mais comuns no atendimento de suporte
  3. Corte de 10% das despesas com transporte de peças por frete rápido ao resolver os principais problemas que geravam retrabalho e atrasos na linha de produção

Deixe claro que você viu um problema relevante para a sua área ou departamento, encontrou uma maneira inovadora de resolvê-lo e alcançou resultados mensuráveis ​​com a estratégia escolhida. Demonstrar a solução de problemas é importante, não importa para qual posição você está se candidatando

No atendimento ao cliente você resolve o problema toda vez que lida com um cliente difícil. Como contador você está resolvendo problemas com maneiras de cortar custos e aumentar a receita. Os empreiteiros resolvem problemas que surgem quando os pedidos de um cliente parecem inatingíveis para o espaço de construção fornecido. Você está sempre resolvendo problemas. Certifique-se de que os empregadores em potencial podem ver que você é bom nisso.

Considerações finais

Habilidades de resolução de problemas são uma característica valiosa para todos setores e empresas. Ser capaz de resolver problemas de forma eficaz é benéfico em quase qualquer posição e pode alavancar a evolução da carreira de uma pessoa. 

As habilidades de resolução de problemas são tão variadas quanto as questões a que se aplicam. No entanto todos os melhores solucionadores de problemas utilizam a mesma abordagem básica para identificar e resolver problemas, incorporando as habilidades mencionadas aqui para alavancar resultados bem-sucedidos. Certifique-se de acompanhar seus sucessos na resolução de problemas, medir os resultados e incluí-los em seu currículo para que os empregadores e recrutadores não tenham problemas em identificá-lo como um bom solucionador de problemas.

O uso de ferramentas e técnicas estabelecidas o ajudará a melhorar sua abordagem para resolver problemas que você, sua equipe e sua organização enfrentam. Você terá mais sucesso na resolução de problemas e, portanto, mais sucesso no que faz. Além do mais você será capaz de construir uma reputação de alguém que pode lidar com situações difíceis de maneira sábia e positiva.

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2 Replies to “Habilidades de resolução de problemas: o que são e por que desenvolvê-las é tão importante atualmente?”

Matheus

No começo eu tava achando um pouco longa a matéria, mas eu fui ficando preso no assunto, gostei de mais desse conteúdo,

Kauã

O começo estava extenso, pórem foi ficando mais interessante. Adorei a matéria. Me ajudou muito.