Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Melhoria Contínua

O que é OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou eficiência geral do equipamento

O que é OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou eficiência geral do equipamento
JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é o OEE

A eficiencia geral do equipamento (OEE) é uma medida de quão bem uma operação de manufatura é utilizada em comparação com seu potencial total, durante os períodos em que está programada para operar. Ele identifica a porcentagem do tempo de fabricação que é verdadeiramente produtiva. Muitas linhas de produção são apenas 60% produtivas, o que significa que existem enormes oportunidades de melhoria.

O OEE foi desenvolvido pela Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), que buscava um índice capaz de mensurar a eficiência das máquinas e que servisse de referência para avaliar se uma máquina está funcionando perfeitamente (manutenção, quebra ou parada). O OEE pode medir a eficiência de uma máquina, um conjunto de máquinas, uma linha de produção e também de uma planta de produção inteira.

O OEE é uma combinação de três fatores que indicam a eficiência de um ativo durante o processo de fabricação: disponibilidade do ativo, performance (desempenho do ativo) e qualidade da produção. Cada um pode dizer algo diferente sobre como um ativo opera.

  1. Disponibilidade – Com que frequência o ativo funciona quando necessário?
  2. Performance – quanto o ativo produz?
  3. Qualidade – quantos itens de alta qualidade o ativo produz?
O O OEE é uma combinação de três fatores: Disponibilidade, Performance e Qualidade.

Uma pontuação OEE de 100% significa que você está fabricando apenas peças boas , o mais rápido possível, sem tempo parado. Na linguagem do OEE, isso significa 100% de qualidade (apenas peças boas), 100% de performance (o mais rápido possível) e 100% de disponibilidade (sem tempo de paradas).

Nesse artigo apresentamos os benefícios de usar o OEE, como calculá-lo e aplicá-lo na produção e manutenção, bem como usar esse indicador para comparar-se com as melhores práticas da indústria e buscar tornar-se uma empresa de Classe Mundial.

Por que usar o OEE?

OEE é útil como referência e linha de base:

  • Como referência pode ser usado para comparar o desempenho de um determinado ativo de produção aos padrões da indústria, a ativos internos semelhantes ou a resultados de diferentes turnos trabalhando no mesmo ativo.
  • Como linha de base ele pode ser usado para rastrear o progresso ao longo do tempo na eliminação do desperdício de um determinado ativo de produção.

Baixe sua cópia grátis do nosso novo ebook.

Ebooks

Meu 1º Projeto de Melhoria: As 8 etapas da Toyota para Resolver Problemas

Como é o cálculo do indicador OEE

A fórmula OEE é calculada multiplicando a disponibilidade, performance e qualidade e é representada por uma porcentagem. Veja no infográfico a seguir os componentes do cálculo do OEE.

A eficiência geral do equipamento, conhecida pela sigla OEE (Overall Equipment Effectiveness), é uma medida de quão eficiente é uma máquina ou processo de fabricação.
Infográfico sobre OEE.

Encontrar o OEE de um ativo começa com a medição da disponibilidade, que é calculada dividindo o tempo total de execução de um ativo pelo tempo total de produção planejado para o ativo. Exclui paradas planejadas para manutenção preventiva, feriados ou cenários semelhantes.

Por exemplo, se uma máquina deveria funcionar por 12 horas, mas sofreu uma pane e só funcionou por 11 horas a disponibilidade seria de 0,917 ou 91,7%.

Em seguida meça o desempenho do ativo dividindo a taxa de produção real do sistema por sua taxa de produção máxima possível.

Digamos que você tenha um ativo que funciona por 12 horas com uma taxa máxima de produção de 1.000 unidades por hora. A taxa de produção máxima seria 12.000 no dia. Mas se esse ativo produzisse apenas 11.500 unidades nesse período a pontuação de desempenho seria 0,958 ou 95,8%.

Por último devemos determinar a qualidade dos bens produzidos pelo ativo. A qualidade é calculada dividindo o número de unidades boas (úteis) ​​produzidas pelo total de unidades iniciadas.

Se um ativo produz 12.000 unidades em um período de produção de 12 horas, mas 300 deles têm defeitos que os tornam inutilizáveis então o número de unidades úteis (boas) é 11.700. Portanto, o escore de qualidade seria 0,975 ou 97,5%.

Agora que você tem seus três componentes pode calcular o OEE multiplicando-os.

Por exemplo, se a disponibilidade for 0,917, o desempenho for 0,958 e a qualidade for 0,975, a medição OEE será 0,857 ou 85,7%.

Como o OEE é usado?

A eficiência geral do equipamento é um indicador de quão eficiente é o processo de fabricação. Pode ser usado para identificar ativos de baixo desempenho e conectar o baixo desempenho com um ou mais dos três fatores principais (disponibilidade, desempenho e qualidade). Uma vez que a origem do problema é identificada, os problemas relacionados podem ser investigados e melhorados.

O que significa OEE para a manutenção e para a produção?

A realização de uma análise OEE pode fornecer uma visão sobre a maneira como você agenda, organiza e conduz tarefas de manutenção e produção. Em última análise essas informações podem ajudá-lo a evitar problemas comuns e críticos com ativos que custam tempo e dinheiro à sua organização. A baixa disponibilidade de ativos pode indicar que uma máquina está quebrando com muita frequência ou por muito tempo. Isso pode significar que o ativo não está recebendo a quantidade adequada de manutenção preventiva ou peças sobressalentes críticas não estão disponíveis para reparar um problema rapidamente.

O baixo desempenho pode apontar para problemas com uma peça específica ou tarefas de manutenção preventiva, como rolamentos que não estão recebendo lubrificação suficiente ou uma correia que é muito velha e precisa ser substituída.

Uma pontuação de qualidade baixa geralmente é o resultado de falhas de processo e falta de padronização. Por exemplo, se os medidores não forem configurados corretamente de turno para turno, ou o sistema não estiver alinhado consistentemente entre cada uso isso pode levar a um número maior de defeitos.

Saiba como conduzir a melhoria contínua do seu OEE aqui.

Baixe sua cópia grátis do nosso e-book Meu primeiro projeto de melhoria.

Ebooks

Meu 1º Projeto de Melhoria: As 8 etapas da Toyota para Resolver Problemas

Benchmark OEE

Como referência o que é considerado uma pontuação OEE “boa”? O JIPM criou o conceito “World Class OEE” para classificar as plantas mais produtivas, com índice OEE igual ou acima de 85%, resultado de muito trabalho e melhoria contínua. Veja os níveis:

  • Uma pontuação OEE de 100% é uma produção perfeita: fabricando apenas peças boas, o mais rápido possível, sem tempo de parada.
  • Uma pontuação OEE de 85% é considerada de classe mundial para a indústria. Para muitas empresas é uma meta de longo prazo adequada.
  • Uma pontuação OEE de 60% é bastante comum para a indústria, mas indica que há espaço substancial para melhorias.
  • Uma pontuação OEE de 40% não é incomum para empresas de manufatura que estão apenas começando a rastrear e melhorar seu desempenho de manufatura. É uma pontuação baixa e, na maioria dos casos, pode ser facilmente melhorada por meio de medidas simples (por exemplo, rastreando os motivos do tempo de parada e abordando as maiores fontes de tempo de inatividade – um de cada vez).

A referência “World Class OEE” deve ser a sua meta, pois quanto mais próximo destes índices, melhor será o resultado da sua empresa.

Abaixo segue a comparação do índice OEE das industrias Brasileiras, do mundo e as plantas World Class.

Abaixo segue a comparação do índice OEE das industrias Brasileiras, do mundo e as plantas World Class.

Considerações finais sobre o indicador de OEE

A eficiência geral do equipamento é uma ferramenta para avaliar a eficiência dos ativos durante o processo de fabricação. Também pode ser usado para investigar as pessoas, processos e ferramentas que afetam a forma como os ativos operam. Quando combinado com o insight de outras métricas de manutenção e produção o OEE fornece uma excelente base para identificar áreas de uma operação que podem ser melhoradas e uma maneira quantificável de medir o progresso.

TAGS:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

6 Replies to “O que é OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou eficiência geral do equipamento”

Josimar Gonçalves Lima

Excelente conteúdo.

Célio Andrade

Boa tarde, teria como me mandar este conteúdo sobre OEE por email? Muito obrigado

Zimmer

Acabei de enviar no seu email.

Siegrid

Muito explicativo! Parabens pelo conteudo

Claudenor

Ótimo material, vc poderia enviar paraeu e-mail o conteúdo do OEE ?

Zimmer

Obrigado pelo feedback, acabei e enviar para o seu email.